31/08/2007

Blog Day 2007

- SushiLeblon: http://sushileblon2.blogspot.com/ - O diário de uma portuguesa que mora no Rio de Janeiro. Opiniões, ideias, vivências, confusões e bom humor.
- A Origem das Espécies: http://origemdasespecies.blogspot.com/ - Blog do escritor Francisco José Viegas.
- Blog da Miriam Leitao: http://oglobo.globo.com/online/economia/miriam/ - Uma visão muito interessante e esclarecedora do mundo da economia, com centro no Brasil, da jornalista de economia da globo e da CBN.
- Árvore do Dinheiro: http://arvoredodinheiro.humihara.net/ - Excelente referência para ir seguindo o dia-a-dia dos mercados financeiros. Isabel do Vale relata a sua visão dos mercados, faz sugestões, dá opinões e ainda partilha os seus movimentos de carteira.
- PoesiaMGD: http://www.poesiamgd.blogspot.com/ - Blog de Poesia de Maria Goreti Dia

29/08/2007

Francis Ford Coppola, realizador e industrial vinícola de Napa Valley, em Florianopolis

Não admira que Francis Ford Coppola esteja interessado num resort em Florianopolis, só demonstra que ele tem olho e bom gosto para os lugares de encanto especial. Antes de Florianopolis, correm notícias de que esteve em Buenos Aires onde quer abrir uma produtora e, como se sabe, tem a sua indústria vinícola em Napa Valley na Califórnia (tal como um tal Sr. Bill Maxwell que provavelmente até terá conhecido bem...) Eu nao escolheria melhor estes locais encantadores e mágicos para estabelecer negócios e para uma boa história...

28/08/2007

Julgamento do mensalão: STF impecável

Mesmo os mais pessimistas não podem deixar de concordar que o STF está a conduzir esta fase preliminar do julgamento de forma impecável. Tudo tem sido transparente (até as telas dos computadores dos magistrados), as denúncias avaliadas e aceites conforme os dados adquiridos. O esquema do mensalão está cada vez mais exposto a nu através da voz dos magistrados entre os quais o relator do caso, o magistrado Joaquim Barbosa que tem dado uma excelente imagem. Ja é nítido que José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, Roberto Jefferson e restante grupo dos 40 "mensaleiros" denunciados (curiosamente o mesmo número de ladrões de Ali Babá) terão que responder a processos em tribunal por crimes como lavagem de dinheiro, corrupçção activa, corrupção passiva e formação de quadrilha (sendo certo que apenas 37 dos 40 denunciados foram tornados réus até ao momento em que este texto está a ser escrito). Até agora, o STF funcionou de forma impecável e o Brasil ganha com isso porque a corrupção não foi o PT ou este grupo de denunciados quem a inventou no Brasil, ela começou muito antes e todos sabem que ainda está presente em inúmeros outros casos. O que é de aplaudir é quando a Justiça funciona bem no seu papel e, neste caso, parece estar a funcionar muito bem no STF. É claro que se poderá sempre alegar, como o faz Arnaldo Jabor na CBN, que foi a vitória do óbvio mas há muitos óbvios que não vencem desta forma clara.

27/08/2007

A (Des)informação do Dia Seguinte

Resolvi ver o Dia Seguinte (Sic Notícias). Julgo que não há adepto do FC Porto que não sinta uma revolta no estômago ao ter visto o Dia Seguinte desta Segunda-Feira. Começa-se por analisar o livre que deu o golo ao FC Porto, desmerecendo o golo e a vitória suada da equipa portista. Como sempre as vitórias do Porto são por conta de "Apitos Dourados" e só as dos outros clubes grandes de Portugal é que são por trabalho e merecimento. Isto pode ser dito no café, em casa ou nos estádios mas os canais de TV têm a obrigação de ser mais isentos e saltar estas máximas. Em seguida mostra-se o lance do Quaresma sobre o Miguel Veloso e discute-se se o jogador do Porto deveria ter sido expulso. Ao terceiro lance mostra-se uma cotovelada de Pedro Emanuel a discutir uma bola aérea com Derlei (quantos lances se vêem deste tipo pela Europa fora?) e discute-se se deveria ter havido também cartão vermelho. O portista Guilherme Aguiar ainda pergunta: têm o lance do Romagnoli? (nitidamente jogo violento mas nem cartão o árbitro mostrou) Ou pergunta ainda: têm o lance do Miguel Veloso que podia seriamente ter lesionado o Quaresma não fosse ele ter saltado prontamente de impulso? Nada. A resposta é sempre a mesma" Lamento mas não temos esse lance disponível." Qualquer adepto do Porto tem o direito de pensar para si se este programa não existe para desmerecer o FC Porto. Recuso-me a acreditar que a SIC, um canal que muito prezo, possa fazer de próposito para desmerecer o FC Porto, de forma planeada, perante milhões de espectadores, (muitos dos quais não terão tido possibilidade de seguir o jogo em directo e que ficam com uma errada impressão da realidade do jogo, ou seja, que o Porto foi uma equipa demarcadamente violenta em campo) mas que, no mínimo, o programa carece de mais cuidado e enriquecimento na sua organização, isso parece claríssimo. Enquanto isso, os adeptos do FC Porto sofrem com este tipo de análise televisivas.

Ouro para Portugal no salto triplo, parabéns a Nelson Évora!

Impossível deixar passar em claro o magnífico e histórico salto de Nelson Évora que dá o ouro a Portugal nos mundiais de Osaka. Interessante e engraçado foi quando fui procurar notícias na internet sobre este facto. Todos felicitaram Nelson Évora. O Presidente felicitou, o Governo felicitou, Paulo Portas felicitou, todos aproveitaram a oportunidade para felicitar Nelson Évora (e muito bem! Ele merece todos os parabéns!!)

26/08/2007

Porto 1, Sporting 0 - Raul Meireles, o Fura-Redes de serviço

Depois do jogo da Supertaça, Jesualdo Ferreira corrigiu, melhorou, trabalhou a equipa, introduziu pequenas mas valiosas mudanças e os resultados estão à vista. Com esta vitória sobre o Sporting, o Porto está lançado para uma época em grande. Mérito de toda a equipa mas, sem dúvida, grande mérito de Jesualdo Ferreira.

Lula rejeita terceiro mandato presidencial

Lula demarca-se, assim, de políticos como Fidel Castro ou Hugo Chávez, ao afirmar que nem com o povo na rua aceitaria um terceiro mandato. Indepentemente do que se possa apontar a Lula, ele mostrou que o Brasil tem uma alternativa de esquerda bem mais madura do que as alternativas de esquerda de Hugo Chávez ou Evo Morales, reforçando assim a estabilidade da democracia no Brasil. Recorde-se que quando se iniciou o primeiro mandato, de inúmeros quadrantes, havia vozes catastróficas que vaticinavam que o Governo de Lula iria ser um comunismo extremo e populista que minaria todas as estruturas democráticas e deitaria por terra toda a economia brasileira, nacionalizando empresas estrangeiras, impondo leis absurdas e acabando por expulsar o investimento estrangeiro com rigorosas políticas de extrema esquerda. Nada disso afinal se tornou realidade. Lula passará pelo poder, eleito pelo povo e dará lugar a outro governante eleito pelo povo. A democracia está sólida no Brasil. Obviamente seria ridículo dizer que não houve erros ou excessos no Governo Lula (o caso do mensalão está em julgamento, a crise aérea também não foi evitada a tempo, o crescimento económico poderia ser mais alto) mas o Governo Lula está longe de ser a catástrofe que se lhe vaticinava antes do início do seu primeiro mandato e, tal como tem erros e excessos, a história e as estatísticas demonstrarão que também teve inúmeras virtudes, principalmente para as classes mais pobres mas não só, os juros baixaram como nunca antes, a inflacção manteve-se estável e o país cresceu, embora não tanto como a China, a Índia ou a Rússia. É claro, o segundo mandato ainda não acabou e talvez a maior vitória de Lula e do seu Governo, fosse demonstrar aos seus adversários que também na luta contra a corrupção o país melhorou. Isto só pode ser conseguido se o julgamento do mensalão, um julgamento ímpar na história do Brasil, terminar de forma limpa, com processos e decisões claras e transparentes.

24/08/2007

Julgamento do mensalão: 19 processados.

Ponto de situação: O Supremo Tribunal Federal aceitou denúncia contra Paulo Rocha e outros 5 por lavagem de dinheiro: a sua ex-assessora Anita Leocádia, os ex-deputados Professor Luizinho e João Magno, o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e seu ex-chefe de gabinete José Luiz Alves. Gushiken, Marcos Valério e João Paulo Cunha também estão entre os 19 já processados. Esperemos pela próxima semana. Ao lado, foto da sede do Supremo Tribunal Federal em Brasília.

FENPROF a hipotecar alguma da sua credibilidade?

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) considera que o Governo pode decretar serviços mínimos para as greves marcadas em época de exames escolares. Os sindicatos contestam mas não apresentam alternativas. Raramente o fazem, nos dias que correm. Na maioria dos casos apenas parecem estar idealizados e organizados para contestar e nunca para apresentar alternativas ou soluções para problemas. Fará algum sentido os professores terem o direito de fazer ausentar a totalidade do número de docentes de uma escola de modo a inviabilizarem a que os alunos façam os seus exames e a que estes sejam adiados? Terão o direito os professores de prejudicar a esse ponto, o frágil e contestado sistema de educação português? Se assim for, o que impede os médicos de fazer ausentar todos os médicos de um hospital num dia de greve? É preciso pensar que, mais do que direitos para prejudicar o nosso próprio país temos o direito de o melhorar e de o fazer crescer. Até que ponto é que certos sindicatos não hipotecam a sua própria credibilidade perante os cidadãos com as suas sucessivas contestações meramente com vista ao próprio benéfício da classe que defendem e em prejuízo de todo o resto dos cidadãos?

23/08/2007

Julgamento do mensalão ao vivo

Vai já no segundo dia um julgamento histórico para o Brasil, cujos resultados ditarão a imagem do país face à corrupção, tanto para o interior do país como também para o exterior. O facto do julgamento ser televisionado é muito positivo. Os cidadãos poderão julgar e assistir ao andamento do julgamento. Não será só o esquema do mensalão que estará em julgamento. As instituições brasileiras e o próprio funcionamento da Justiça também estarão. Para já está em causa, no Supremo Tribunal Federal, a abertura ou não de processo criminal contra os 40 suspeitos de participação no esquema de compra de votos de parlamentares.

Aqui ao vivo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM705966-7823-TRANSMISSAO+AO+VIVO+GNEWS,00.html

22/08/2007

A fórmula mágica para desculpabilizar tudo e todos

Há uma forma de pensar que confunde e desculpabiliza, no senso comum das palavras quotidianas, as acções mais negativas em sociedade como a corrupção. Exemplos:

- O PSD foi julgado culpado de financiamento ilícito ao partido pela Somague. (Agora vem a desculpabilização mágica) E qual é o problema? Todos fazem o mesmo. São todos iguais.
- O PT foi apanhado no esquema do mensalão de compra ilícita de votos no parlamento. (De novo, o mesmo) Os outros não são melhores. Todos fazem o mesmo. São todos iguais.

Bem sei que são casos de magnitudes bem diferentes, cada um com o seu grau de gravidade e merecedor do seu grau de preocupação mas a fórmula mágica que se ouve, em certos meios, é a mesma, nestes e em muitos outros casos. Utilizar esta fórmula acima evidenciada, como cidadãos, significa passar a classificar valores como a corrupção de aceitáveis em sociedade (por comparação) e esquecer a Justiça. Mesmo se duvidamos do seu bom funcionamento em certos casos, é sempre preferível aceitá-la do que aceitar julgamentos na praça pública. E será que são todos iguais mesmo? Será que não há políticos que não são corruptos? Será que os cidadãos não são, às vezes, condescendentes e até encorajadores (involuntariamente, quero dizer) da corrupção, desculpabilizando e valorizando os corruptos?

19/08/2007

Ser Rico. Regresso em grande.

Às vezes penso que este blog podia também ser o "Blog das Coisas Boas" porque adoro partilhar coisas boas que experiencio. Veja-se o vídeo da famosa perseguição do filme Bullit que coloquei antes deste post. Acho simplesmente precioso. Este fim-de-semana, algo no Expresso me deu imenso prazer ler, uma crónica. Miguel Sousa Tavares regressa às suas aparições semanais no Expresso com uma excelente crónica de título "Ser Rico". Para ler num café de atmosfera especial, perto de si.

Cinema de Ouro. Trailer da famosa perseguição do filme Bullit.

A mágica cidade de São Francisco. A baía, os declives, o Ford Mustang, a famosa perseguição, tudo isto acompanhado não por um vinho mas por uma banda sonora de eleição. Merece ser revisto.

16/08/2007

Crise do PSD...ou talvez renovação? - Ecos da entrevista de Ângelo Correia na SIC Notícias

Ângelo Correia, numa magnífica entrevista, colocou em evidência a fragilidade do histórico e maior partido da oposição em Portugal, o PSD. Falta mobilização, falta débito de ideias, falta produção de alternativas, falta uma liderança forte que mobilize uma equipa de valor capaz de repensar o país e apresentar alternativas. Como diz o próprio Ângelo Correia "Não adianta dizer sempre que não. É preciso dizer que não ao mesmo tempo que se diz que sim a algo diferente, a uma alternativa.". Ângelo Correia apontou Luís Felipe Menezes como um homem capaz de construir um partido que olha mais para fora, para o país e menos para dentro e para as suas lutas internas. Talvez o tempo de Marques Mendes tenha realmente chegado ao fim e talvez surja uma nova alternativa política no horizonte português. É importantíssimo para qualquer país que haja uma oposição forte capaz de sugerir alternativas de governação e de "empurrar" o Governo para os trilhos sempre que ele tem tendência a descarrilar. Não é só quando os Governos são fracos que o país vai mal. Quando as oposições são fracas ajudam a que suceda o mesmo.

14/08/2007

A crise do subprime nos Estados Unidos que ameaça fazer história na economia mundial

Todo o mal começa com os excessos, neste caso os excessos em fornecer crédito para a habitação nos Estados Unidos, o que levou a um crescimento excessivo do preço das habitações, por sua vez a um sobre-aquecimento da construção imobiliária, a bolha encheu, encheu, encheu....e pum! Agora o preço de muitas hipotecas nem sequer cobrem os empréstimos concedidos e as calotes aumentam.


A economia dominava o mundo do final do Séc. XX sobre qualquer outra área de estudo seja ela medicina, arte, direito, biologia, etc, etc, etc, e continua a estender os seus imensos tentáculos sobre a população mundial do Séc. XXI. Se a economia murcha, parece que tudo no mundo murcha, principalmente porque hoje em dia a informação nos chega em autênticas avalanches, viaja à velocidade infernal das bandas largas directamente até ao nosso cérebro e nos esculpe emoções ora de tragédia, ora de estupefacção, ora de imenso regozijo. Já nem no campo nos conseguimos alhear dos mundos financeiros.


O mundo faz germinar a sua vida, cada vez mais, sobre uma raíz de bens e interesses materiais, atropelando sentimentos e condescendências inúteis no caminho para algo tão luminoso e incadescente como o sucesso. Longe vão os dias dos prazeres simples de Marcel Proust ou Gustave Flaubert. Longe vai também (felizmente, o mundo progride e melhora!) a pobreza daqueles tempos mas falta condimentar a vida com menos gula, fazer um pequena travagem. As vidas humanas estão cada vez mais apoiadas em frágeis pilhas, cada vez mais bamboleantes, de empréstimos e dívidas, para não perder carruagens de imensas aparências das quais se extraem duvidosos dividendos. Colocam-se, assim, as vidas nas mãos dos bancos e das grandes instituições financeiras mais do que nunca antes foi feito. Talvez esta actual crise nos mercados financeiros seja uma preciosa altura para o planeta repensar a base das suas quimeras, ajustar o seu rumo e melhorar. Diz um provérbio japonês que os problemas são a chave de um tesouro escondido.

11/08/2007

Novo livro de Luís Miguel Rocha - Aparição a 10/09/07

Treinador de Bancada. Supertaça.

Começou mais uma nova época de futebol português e a Super-taça já é do Sporting com um grande golo. O jogo foi equilibrado, poderia ter sido ganho por qualquer uma das equipas mas há decisões do treinador portista que despoletam alguma comichão felina, inevitável, no que diz respeito ao meio-campo. O meio-campo do FC Porto anulou o do Sporting mas não foi capaz de construir jogadas vistosas nem bonitas no ataque. Ficou a ideia que faltou Lucho Gonzalez - mesmo que tivesse menos treinos do que os outros faz falta ou então Leandro Lima, Mariano Gonzalez ou Kazmierczak deveriam ter entrado mais cedo. Deixar todos os médios capazes de construir jogadas ofensivas criativas no banco até a altura do golo do Sporting acabou por penalizar claramente o FC Porto. Pelo menos as substituições poderiam claramente ter chegado mais cedo. Paulo Bento vence mais um combate directo com Jesualdo Ferreira. Foi mais feliz na escolha da equipa e na estratégia para o jogo.

09/08/2007

Entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa na Sic Notícias

Incomparável carisma. Por muito que se possa tentar nunca se poderá retirar ao FC Porto, ao seu Presidente Pinto da Costa assim como a tantos outros que passaram pelo FC Porto, toda a glória do seu fantástico historial das últimas três décadas. O FC Porto fez história e subiu ao mais alto nível mas não foi só no futebol português, foi no futebol mundial - para mim os momentos mais memoráveis foram mesmo nas competições estrangeiras, em Sevilha, Viena e Gelsenkirchen. Só a cegueira total tornará algum dia possível não querer ver os momentos absolutamente sublimes do FC Porto rubricados por eternos históricos como Juari, Madjer, Futre, Gomes, Branco, Geraldão, Deco, Jaime Magalhães, Mourinho, Pedroto, Artur Jorge, Derlei, Vítor Baía, Ricado Carvalho e tantos outros. É como algum dia poder deixar de admitir a genialidade de Eusébio...

08/08/2007

Recomenda-se vivamente a Exposição de Salvador Dali no Palácio do Freixo!


Em princípio, o facto de não estarem presentes as mais emblemáticas pinturas na exposição seria um factor negativo. Neste caso eu tenho a opinião precisamente contrária. A exposição é uma oportunidade única de ver ao vivo gravuras e esculturas verdadeiramente fabulosas de Salvador Dali que não vemos com tanta facilidade em livros, em posters ou na TV. Enfim, recomenda-se vivamente. As litografias da colecção Bíblia Sagrada são algo de magnífico. Levando-nos a sonhar acordados, muitos dos trabalhos expostos são de uma genialidade tão prodigiosa que parecem, por vezes, melhor até do que os sonhos. Dá vontade de dizer que a realidade se curva perante a imaginação e o poder artístico de Salvador Dali. Na verdade, toda a exposição é excelente e ainda há a vantagem de se poder conhecer o Palácio do Freixo e beneficiar da bela vista para o Rio Douro. Que hajam mais destas exposições!
Na busca por informação sobre a exposição, deparei-me com um blog para todos os que têm gosto em ser do Norte e Tripeiros - um espaço com personalidade pelo blog, pela mensagem e pela música ambiente...

06/08/2007

Thinking about you - Elisete com nova música

Foi com muito agrado que recebi mais um novo trabalho da Elisete. Nos trabalhos anteriores em Gaagua e em Luar e Cafe seduziu-me a mistura cultural subjacente à música. A possibilidade de encontrar um lugar musical novo algures entre Israel e a Bahia. Aos poucos, os resultados dessa mistura vão tomando forma embora creia que há ainda um universo imenso a explorar por Elisete e será extremamente interessante seguir a sua evolução ao longo de toda a carreira. Julgo que tem realmente em mãos, possibilidades imensas. Neste novo "Thinking about you", Elisete dá um pequeno salto em direcção a um som de Verão, harmonioso e eclético e que me transporta para o universo musical, por exemplo, de uns Lighthouse Family. Elisete e Lighthouse Family seria um projecto interessante, por sinal. "Thinking about you" representa uma oportunidade de ver a evolução musical de Elisete num som de Verão que se ouve bem em qualquer lugar e mistura os seguintes ingredientes: simples e bom arranjo musical, letra em inglês e claro, e a voz de Elisete, o condimento mais relevante.
Mais sobre Elisete em:
http://actualidadedigital.blogspot.com/2007/02/elisete-um-novo-mundo-de-intercepo.html
www.elisete.com

Brasil investe para melhorar oito dos grandes aeroportos do país

O governo brasileiro anunciou que vai investir 350 milhões de reais (175 milhões de dólares) para melhorar as infra-estruturas de oito dos grandes aeroportos do país: Congonhas e Cumbica (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Vitória, Goiânia, Brasília, Macapá e Salvador.
O governo federal e o Presidente Lula assumindo a pele de bombeiro a tentar apagar o grande incêndio que não foi prevenido a tempo e que é a crise áerea brasileira.

04/08/2007

Afinal Lula já cheirava a crise aérea...

...quando escreveu um artigo em 2002, onde não se refere à segurança dos vôos ou às filas nos aeroportos, mas indica que a crise da aviação brasileira, que se vinha a arrastar há muitos anos, atingia um estágio terminal, sem que se vislumbrasse uma solução no horizonte. Lula referia-se principalmente à diminuição de competitividade das empresa aéreas brasileiras.
Aparentemente, Lula andava na pista certa, naquele tempo.

Quais as semelhanças entre Mourinho, Scolari e a exoneração de Dalila Rodrigues?

No caso de Luiz Felipe Scolari, podemos dizer que Vítor Baía foi "exonerado". No caso de José Mourinho, numa época em que houve discordâncias, o mesmo Vítor Baía chegou a ser suspenso por algum tempo mas acabou por ser o guarda-redes que levou a equipa do FC Porto a vencer Taça UEFA e Liga dos Campeões. Resumindo, José Mourinho preza em primeiro lugar a competência para obtenção de objectivos. Scolari preza o alinhamento ideológico de toda equipa. Dalila Rodrigues confrontou-se com uma liderança "Scolari". Se se deparasse com um Mourinho talvez não tivesse sido exonerada.

Resolvido o mistério da separação da Grã-Bretanha da França

Facto consumado e provado. O Reino Unido separou-se da França devido a uma mega-inundação de proporções bíblicas, ocorrido há cerca de 200 mil anos atrás. Poder-se-ia dizer que o Eurotunnel juntou o que a natureza dividiu. Poder-se-ia dizer que toda a cultura e mentalidade britânica seria muito diferente se não fosse uma ilha. Aliás, se quisermos chegar a esse ponto, a História Mundial seria totalmente diferente não fosse este dilúvio há 200 mil anos, poderoso capricho da natureza. Não fosse o dilúvio, a Inglaterra não seria talvez tão orgulhosa na sua libra, na sua condução pela esquerda, na sua maior ligação ao outro lado do Atlântico do que ao resto da Europa e outras peculiaridades de orgulhosos ilhéus. Enfim, é engraçado saber que este povo britânico, na sua maioria tão orgulhoso de ser uma ilha, só o é por puro capricho da natureza. Uma coisa é certa, no entanto: a mentalidade de muitos britânicos exacerbou a separação que a natureza impôs às ilhas Britânicas do resto da Europa.

02/08/2007

Pôr-do-sol no Rio Paraná - Três Lagoas

A pior abertura de um romance em língua inglesa

"Gerald começou - mas foi interrompido por um assobio cortante que custou a ele 10% de sua audição permanente, como aconteceu a todo mundo em um raio de 10 milhas da erupção, não que isso importasse muito porque para eles 'permanente' significava os próximos dez minutos ou até eles serem enterrados pela lava ou sufocados pelas cinzas - a mijar." Para mais clique aqui para um artigo da Globo ou visite o site do concurso para outras aberturas péssimas premiadas.

Desabamento de ponte sobre o rio Mississipi


Mississipi. "Desabamento de ponte deixa 7 mortos e 60 feridos." Ao ver esta notícia não pude deixar de me lembrar da tragédia da Ponte de Entre os Rios.
© Gonçalo Coelho