15/02/2007

Elisete: Um novo mundo de intercepção musical entre Israel e Brasil

(www.elisete.com)

Fiquei muito contente por ser contactado pela Elisete para escrever um artigo sobre a sua música porque adoro o ritmo doce, dançante e alegre da música brasileira e porque a Elisete se propõe fazer algo de realmente inovador, um cruzamento cultural entre Brasil e Israel. Foi com este pensamento que fui experimentando, avidamente, os três CDs que, gentilmente, a Elisete me enviou pelo correio desde Israel. Às vezes a ideia que temos de algo na nossa cabeça difere muito da realidade efectiva das coisas mas este não foi o caso. Aliás, quando o CD Luar e Café começou a tocar, foi como se as minhas ideias prévias se materializassem em realidade ou, mais concretamente, em som. Uma voz feminina suave profere a palavra mágica “Capoeira” e não há mais o que enganar, estamos na terra do berimbau, em Salvador da Bahia, nas raízes de Elisete. Depois, algo que não estamos habituados acontece: a mesma voz baiana que nos fala de capoeira começa a cantar um conjunto de sons em hebraico que nos colocam num lugar novo, por explorar, um lugar onde Israel e Brasil se misturam e se interceptam; é o mundo de Elisete e o mundo que ela nos quer levar a conhecer. Neste universo, o mistério do oriente surge-nos transfigurado pelo ritmo brasileiro. Palavras como Israel, Jerusalem, Palestina, Hebreu, Faixa de Gaza, Judeísmo, Judeus e outras deambulam na mente lado a lado com Brasil, alegria, pandeiro, capoeira, berimbau, Salvador, calor. Embarcamos na viagem e não nos sentimos mais confusos mas antes num lugar confortável e prazeroso.

Para quem não entende hebraico (como é o meu caso) começa a surgir uma pergunta que não quer calar: como será que os israelitas acolhem este ousado projecto, esta ousada música, intromissão do ritmo e da alegria brasileira no mundo da língua hebraica, símbolo da cultura judaica? A resposta a esta questão está na forma acolhedora como a crítica israelita e internacional se refere à música de Elisete. Naturalmente, o povo de Israel como muitos outros povos (talvez mais Israel até do que muitos outros) precisam de alegria num mundo onde, cada vez mais, a tragédia se difunde incansavelmente através dos meios de comunicação ou exposições de fotografia jornalística por esse mundo fora (basta olhar para o lote de fotografias premiadas no World Press Photo, por exemplo). Nesse âmbito, talvez o maior valor que o povo brasileiro tem para exportar é, precisamente, a sua capacidade de alegrar a vida dos outros povos, reduzindo os dolorosos efeitos das tragédias com que o mundo é bombardeado. A alegria e o calor (incluindo, bem-entendido, o calor humano) não são marcas registadas do Brasil em nenhuma Instituição do Mundo mas nem precisam de ser. É com estes bens preciosos e muitas vezes desvalorizados que Elisete ilumina o povo de Israel servindo-se do seu conhecimento da linguagem hebraica e portuguesa e, simultâneamente, do ritmo da sua música e da sua bela voz em músicas de títulos tão sugestivos como Shalom Dikaon (em português, Adeus Depressão) do seu segundo álbum Gaagua (Saudade). Os israelitas disfrutam assim de uma viagem de qualidade, em hebraico e português de doce sotaque brasileiro, através da bossa nova, do soul brasileiro, do samba, da capoeira e até forró. No album Elisete – Remixes, álbum de colaboração com DJs israelitas, fica também bem patente a forma como várias músicas de Elisete se colam bem a ritmos mais electrónicos e mais ousados para consumo nocturno em discoteca.

Parabéns Elisete, por transmitir a essa região, da qual tanto ouvimos falar de tragédias, guerras e rancores, algumas sensações mágicas e preciosas como, por exemplo, o “samba do sofrer” que incita a saber sofrer à brasileiro, ou seja, sambando pela vida!

2 comentários:

Conceição Bernardino disse...

Boa tarde,
“Os sonhos são como o vento, sentimo-los, mas não sabemos de onde vêm nem para onde vão” – Frase de Augusto Cury...

Vale apena pensar nisto, nos seus sonhos, faça deles a realidade da existência.
Belo
Bom fim-de-semana
Beijinhos
Conceição Bernardino
http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Anónimo disse...

Goncalo,
Muito obrigada pela forca!

Um grande abraco

Elisete

© Gonçalo Coelho