30/09/2007

Vida de pena

Uma pena cai e, riscando o ar lenta e elegantemente, volteia, uma e outra vez, acabando por entrar por uma janela semi-aberta. Lá dentro, um casal discute. Erguem a voz, enfrentam-se com fervor, vociferam como fazem as pessoas quando já perderam a cabeça, ou seja, com palavras que julgaram nunca ser capazes de proferir e que ferem bem no fundo do alma. A pena, estendida sobre um tapete surrado a tudo assiste, inclusivé ao golpe impetuoso da mão dele na cara dela. Os olhos dele, vermelhos, vibrantes, reparam na evidência da sua extrema irracionalidade e ele sai explodindo com enorme estrondo a porta na parede. Com a correnteza de ar que se forma, a pena sobe no ar e volta a voar e, antes de deixar aquele quarto pela mesma janela por onde entrou, ainda vê a mulher cair num pranto de lágrimas e soluços nervosos. E a pena, volteia, uma e outra vez, até cair na soleira de uma porta que acaba de se abrir. Lá dentro uma senhora recebe o carteiro que lhe deixa um pacote e um molho de cartas. Tudo ela larga no chão, assim que o carteiro lhe vira as costas, excepto uma preciosa carta, com um selo bonito, vistoso e proveniência do Brasil. “Meu José!”, exclama olhando a carta, enternecida, e aperta o sobrescrito fortemente contra o peito, as lágrimas começando a assomar-lhe aos olhos. A pena sensibilizada, de tão coração-mole que é, tem os olhos postos e concentrados naquela senhora quando ela, sem lhe notar a presença, lhe fecha a porta e a coloca de novo, no ar, em movimento, volteando uma e uma vez mais, à espera de saber o que lhe reserva o mundo a seguir.

29/09/2007

O futebol entrou no séc. XXI com mecanismos de arbitragem do séc.XIX

O futebol está a tornar-se um jogo ridiculamente atrasado, ficou para trás no tempo. É um jogo que entrou no séc. XXI sendo arbitrado com métodos do séc. XIX. Dois exemplos de desportos mais evoluídos: o ténis e o râguebi. Tanto num como no outro, sáo utilizadas as novas tecnologias para providenciar meios que permitam decisões cada vez mais perfeitas. No caso do ténis, a decisão do árbitro já pode ser questionada pelos jogadores que, para o efeito, pedem um "challenge" e, através da tecnologia, é possível saber o ponto exacto onde a bola bateu no court. No râguebi, há um video-árbitro que é consultado sempre que o árbitro entende que a marcação de um ensaio é duvidosa. No futebol, não há nada disso e, infelizmente, não há perspectivas de mudança. O erro, no futebol, parece ser entendido pelas autoridades máximas do desporto como algo a preservar e a celebrar, como algo fantástico que traz consigo uma aura de tradição ao jogo. Por isso, utilizar qualquer tecnologia seria "conspurcar" o desporto. Parece um qualquer tipo de fundamentalismo. Lembra o Vaticano ao afirmar-se contra o uso do preservativo. Só que no futebol, o erro nas arbitragens só se entende que seja mantido porque dá ganho aos responsáveis através de maior número de notícias, de polémica e de possibilidades para manipular os resultados. Se continuar a não haver mudanças, o futebol arrisca-se a perder a popularidade nas próximas décadas para desportos que surgem fortes e onde há mais verdade nos resultados. Jogos como o passado Estrela da Amadora-Benfica, com um penalti ridículo mesmo no cair do pano a retirar a verdade do jogo, tiram toda a idoneidade ao futebol como desporto.

Luís Felipe Menezes, nova página no PSD e no panorama político português

Com o apagar de várias das personalidades mais mediáticas do PSD durante as eleições para a presidência do partido, a escolha parece ter sido deixada a cargo das bases do partido que já proferiram o seu veredicto: Luís Felipe Menezes. Assim sendo, vem aí o que se espera que seja uma nova oposição. No entanto, como escreve o Expresso, o Caderno de Encargos do novo líder não é fácil: fazer uma equipa credível; ser mais explícito nas prioridades; demarcar-se do Governo de Sócrates (demarcação sem ter razões e alternativas credíveis não levará a lugar nenhum); entender-se com o grupo parlamentar; pôr o PSD a recuperar nas sondagens (este será o barómetro do desempenho); preparar com êxito as eleições de 2009 (aqui parece que o próprio Luís Felipe Menezes considera êxito apenas a vitória nas legislativas, pelo seu discurso). Da postura do novo presidente do PSD, depreende-se que determinação e ambição para vencer este caderno de encargos não lhe faltará neste momento. Quanto a Marques Mendes, todos passam por derrotas na vida, mas isso não significa que tenham de se dar por vencidos.

Chegou a Record News


Está aí a Record News. Se já havia a Band News e a Globo News, agora a Rede Record também tem o seu canal noticioso. Na cerimónia de lançamento do novo canal, lado a lado, celebrando a ampliação da oferta do panorama jornalístico televisivo brasileiro, o Governador do Estado de São Paulo José Serra, o Presidente Lula e o Bispo Edir Macedo, líder da Rede Record e da Igreja Universal do Reino de Deus.

26/09/2007

Homenagem à inesquecível presença dos Lobos no Mundial de Râguebi de França

Antes do vídeo, uma referência para a história fantástica do pedido de casamento de Margarida ao jogador nacional António Aguilar, uma história que mostra que a realidade é mais parecida com os romances dos livros e dos filmes do que julgamos.

25/09/2007

Eddie Vedder - Into the Wild - Hard Sun Video

Eddie Vedder aventura-se num trabalho a solo, trilha sonora para o filme Into the Wild.

José Sócrates na ONU em Nova Iorque e, em Portugal, o PSD dividido

As coisas correm bem ao Governo e a José Sócrates. Enquanto o Primeiro-Ministro português e actual Presidente da União Europeia faz jogging em Nova Iorque, discursa na ONU, prepara o terreno para a Cimeira UE-África e se encontra com alguns dos mais altos chefes de estado mundiais incluindo o próprio George W. Bush, o PSD está atolado numa crise interna intensa à entrada para as eleições directas que só prejudica o partido. Assim, a discussão do Código de Processo Penal ou sobre o início do ano lectivo, corre sem grandes interpelações por parte do maior partido da oposição português. As coisas fluem com grande tranquilidade para José Sócrates, durante a sua estadia em Nova Iorque.
Incidentalmente, o Presidente do Irão Mahmoud Ahmadinejad também se encontra em terras Norte-Americanas, fazendo bastante furor.

22/09/2007

Campeonato do Mundo de Rugby 2007. Inglaterra-Samoa

Samoa conseguiu enervar e muito a Inglaterra mas os homens do Pacífico cometeram demasiados erros o que, eventualmente, acabou por ser fatal e evita que sejam uma equipa de topo. A Inglaterra conseguiu, a custo, superar este teste mas Tonga já está à espreita (perderam por apenas escassos sete pontos contra a África do Sul). Pelo menos para já, a Inglaterra sobrevive. Johny Wilkinson foi fundamental para ajudar a tirar a Inglaterra da mediocridade dos dois primeiros jogos do Mundial.

19/09/2007

Mundial de Raguebi em França. Brilhantes lobos!

O tempo aperta mas não podia passar sem fazer uma referência à brilhante exibição dos "lobos" frente à Itália (4º lugar no Torneio das Seis Nações). Foi, sem dúvida a exibição mais segura da equipa lusa e enche todos os portugueses de esperança de uma vitória frente à Roménia. O título do Planet Rugby é "Portugal achieve their goal".

18/09/2007

Coluna no Primeiro de Janeiro

Passo, a partir de hoje, a assinar uma coluna quinzenal no jornal Primeiro de Janeiro, às terças-feiras. O primeiro artigo, que saiu hoje, pode ser lido em:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=9bf31c7ff062936a96d3c8bd1f8f2ff3&subsec=&id=e5e5004ef654a807b3a3f97ce6164428

Alguns números animadores para o Brasil enquanto o Laptop de 100 dólares já vai a caminho dos 200

Os números animadores, depois do número do crescimento do PIB no segundo trimestre se ter situado nos 5,4% são:
Número de universidades no Brasil aumentou 103,1% em 7 anos
IBGE também aponta crescimento de 178% nos provedores locais de internet.


Já o famoso Laptop de cem dólares parece que sofre contínuas pressões inflaccionistas. Segundo o Porta-Voz do projecto, devido a variações cambiais e ao aumento do preço do níquel e do silício, se a produção do portátil tivesse início neste momento, o produto ficaria com um preço de 188 dólares. A equipa do OLPC (One Laptop per Child) diz estar comprometida a não ultrapassar os 190 dólares por unidade. Se pensarmos na ideia inicial de cem dólares, o aumento de preço em relação a essa meta está perto dos 100% mas, se pensarmos que estamos a falar num computador portátil por escassos duzentos dólares não deixa de ser uma pechincha. Assim mesmo, com esta recente escalada do preço dos portáteis parece que os acordos com os Governos se estão a complicar. Enquanto isso, a companhia taiwanesa Asustek Computer, promete lançar este mês um computador portátil com o preço de US$199 para os países emergentes. Estaremos em presença de um passo histórico e decisivo para a democratização mundial da internet?

17/09/2007

Oportunidade de conhecer Helena Amaral Cardoso

Em entrevista ao Suplemento cultural "Das Artes das Letras", a pintora das flores vivas, finalista este ano do Prémio Príncipe das Astúrias, um exemplo fantástico de alguém que logrou sucesso internacional permanecendo no seu país e na sua cidade do Porto e chegando mesmo a declinar um convite do Louvre para aí poder permanecer. Um exemplo de como ultrapassar um infortúnio da vida e fazer germinar uma carreira de ouro, recheada de grandes momentos. O sucesso chegou impreterivelmente, porque quando há bastante talento e trabalho, combinados, acabam por resultar no reconhecimento de todos mesmo se, como conta Helena, às vezes o reconhecimento na nossa terra não seja aquele que se deseja.

14/09/2007

Ensaio sobre a cegueira - expectactiva de um grande filme realizado por Fernando Meirelles

Junte-se uma obra literária tão valiosa e criativa de um Prémio Nobel, José Saramago, sobre um tema tão enigmático como a cegueira, com um realizador de enorme talento e sensibilidade como Fernando Meirelles e qual pode ser resultado senão a expectactiva de um grande filme? As úlitmas notícias dão conta de um elenco com os seguintes nomes: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Alice Braga.

Diário de Blindness: http://www.blogdeblindness.blogspot.com/
Ensaio sobre a cegueira no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_sobre_a_Cegueira
Notícia no G1: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL103988-7086,00-FERNANDO+MEIRELLES+COMECA+A+RODAR+ENSAIO+SOBRE+A+CEGUEIRA.html

13/09/2007

Portugal 1, Sérvia 1 - Fazer gestão do esforço não dá certo

Saber aceitar e, mais do que isso, saber lidar com os maus resultados é fundamental. Quando perdemos no mundial de 2002 na fase de grupos, com o irreflectido murro de cabeça quente, de João Pinto, ao árbitro argentino que apitou o jogo contra a Coreia do Sul, também parecia que era o fim do mundo para aqueles jogadores e para muitos adeptos. Afinal, volvidos quatro anos, ficamos em quarto lugar no mundial e era só festa entre todos os adeptos e jogadores. Após este Portugal 1, Sérvia 1, Scolari corre o risco de sofrer da insanidade frequente de que sofrem muitos treinadores e que é, após carreiras e feitos de grande qualidade, sofrendo um revés, os adeptos passarem-no "de bestial a besta". A agressividade de Scolari em relação ao jogador Sérvio Dragutinovic não vai ajudar a sua causa, pelo contrário.
É preciso ultrapassar rapidamente este jogo, aprender com os erros cometidos e voltar a estar ao melhor nível para os próximos jogos. Nos dois últimos jogos Portugal esteve a ganhar até perto do fim e perdeu. É preciso reflectir muito bem sobre o que a equipa deve fazer quando se encontra a ganhar. Fazer gestão do esforço parece estar provado que não dá certo.

12/09/2007

Brasil mais em linha com o ritmo de crescimento económico dos BRIC

Relatava o FT desta terça-feira sobre o crescimento económico brasileiro: "o dado de crescimento no segundo trimestre deve chegar a 5,5% - mais do dobro da média dos últimos 15 anos". Hoje, os dados saíram e registaram um crecimento no segundo trimestre de 5,4%. Isto significa o quarto trimestre consecutivo acima dos 4%, numa média que ronda os 4,5%. Embora os resultados sejam animadores, a média mundial está nos 5% (provavelmente em vias de queda devido aos recentes acontecimentos no empréstimo imobiliário nos EUA) e a média da América Latina situa-se nos 5,5%. O ritmo de crescimento brasileiro parece estar a caminhar para números mais de acordo com os chamados BRIC.



A Chef.

Foi interessante descobrir a Chef e ainda mais ao saber que ela está em Portugal agora.

10/09/2007

Ecos do Prós e Contras na RTP sobre o caso Maddie

Estão de parabéns a RTP pela entrevista conseguida ao Director Nacional da Polícia Judiciária Portuguesa, e o próprio Director da PJ, Alípio Ribeiro, que esteve muito bem na sua aparição pública na RTP. A impressão que deixou foi de rigor e competência da polícia portuguesa, de uma forma que pôde orgulhar e, ao mesmo tempo, tranquilizar, todos os portugueses e até mesmo os ingleses. Tanto o Procurador-Geral da República Pinto Monteiro como o Director Nacional da PJ Alípio Ribeiro respiram rigor, competência e uma total adequação para os importantes cargos que ocupam.

Muito importante e grave é saber que certos jornais britânicos e portugueses, são capazes de apresentar dados que são manifestamente especulativos, como verdades absolutas e provadas, num caso tão delicado como este.

O ponto da situação actual é que não se sabe ainda nada de concreto sobre a culpabilidade ou não dos arguídos, sendo que nesse caso, tem que ser presumida a inocência dos mesmos e, acima de tudo, evitados julgamentos na praça pública.

Estreia de Portugal no campeonato do mundo merecedora de nota alta

Os Lobos estão de parabéns pela grande estreia, cheia de brio e atitude, no campeonato do mundo de râguebi, sendo que foi mesmo o português Vasco Uva, quem foi considerado o homem do jogo, frente à Escócia. Ficaram bonitas imagens do primeiro ensaio de Portugal no campeonato do mundo que provocou um ambiente incrível no estádio do qual dão conta as seguintes palavras:

"The biggest cheer, though, was reserved for Pedro Carvalho's 28th minute try for Portugal which came after their first period of prolonged pressure in the Scotland 22. They bravely tapped a penalty and Pinto offloaded for the wing to score and spark huge celebrations."

via http://www.rugbyworldcup.com/home/fixtures/round=100/match=10079/report.html#scotland+beat+boys+portugal

08/09/2007

Uma diferença entre rugby e futebol que ajudaria a selecção portuguesa de futebol a melhorar

Apesar de jogar contra selecções bem mais fracas, a Nova Zelândia e a Austrália nunca pararam de atacar e de se esforçar por aumentar a sua pontuação no decorrer de todo o encontro. Pelo contrário, quem assistiu aos jogos disputados hoje no Campeonato do Mundo de Rugby pôde verificar que a intensidade com que procuravam pontuar parecia até aumentar à medida que a distância para o adversário crescia. Segundo o comentador dos jogos, esta mentalidade significava inclusivamente respeito pelos adversários. Se Portugal tivesse jogado hoje com esta mentalidade no embate com a Polónia certamente teria ganho porque foi a melhor equipa em campo.

Portugal 2, Polónia 2 - Falta de sorte ou uma espécie de sentimento de "Dejá Vu"

Falta de sorte ou o velho azar do costume das selecções portuguesas? É que os portugueses - habituados que estão a "baldes de água fria" de outros tempos -, já sabem que estes resultados têm mais que ver com uma certa atitude permissiva, um desleixe momentâneo mas geral da equipa portuguesa, um deslumbre de que já não é necessário um comprometimento total em certo momento e o resultado é sempre aquilo que chamamos de "pouca sorte". A substituição de Quaresma por Nuno Gomes foi perfeita, a atitude dos jogadores na segunda parte até ao segundo golo de Portugal também. Depois é que bastou trabalhar um pouco menos, dormir um pouco à sombra da bananeira, jogar mais para trás enquanto se ouve das bancadas o tradicional "só mais um..." e o fatal golo dos polacos surgiu. Parabéns a Portugal, só foi pena que a 10 minutos do fim baixassem um pouco os níveis de dedicação e de esforço. Foi o suficiente para acontecer o golo do adversário.

06/09/2007

Boas Notícias? Aqui.

O Erosvaldo de Anápolis, Goiás, criou este blog "para mostrar que muitas coisas no Brasil e no Mundo estão funcionando, que as pessoas vencem, que os governos em algumas circunstâncias fazem o certo, que os cientistas descobrem e fazem maravilhas, e que podemos nos alegrar e ter esperança, porque tem mais gente boa do que gente ruim no mundo."
Gostei muito da iniciativa. Não falta escolha quando se quer saber as más notícias, agora as boas, isso sim, já é mais complicado. Embarcar no pessimismo é fácil demais, muitos chamam-lhe realismo. Ao optimismo, pelo contrário, chamam-lhe ilusão. Por isso este blog faz falta porque as boas notícias merecem ser conhecidas em doses industriais. Parabéns pela iniciativa Erosvaldo!

Ai minha Santa Catarina!

A praga dos incêndios. É impressionante ver estas coisas.

05/09/2007

Financiamento ilegal da Somague ao PSD: um caso para os Gato Fedorento

Atente-se num dos pressupostos principais de arquivamento do inquérito no caso do financiamento ilegal da Somague ao PSD, onde se encontra, uma vez mais, um daqueles preciosos casos em que embora um acto seja proibido, ele não constitui ilícito criminal (não lembra a rábula sobre o aborto e Marcelo Rebelo de Sousa dos Gatos Fedorentos?):

"O despacho divulgado hoje refere que «à data» do financiamento pela Somague à campanha eleitoral do PSD nas eleições autárquicas de 2001 «a lei não previa tal conduta como integradora de um ilícito criminal», embora essa prática fosse proibida."
via TSF em http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF183334

04/09/2007

Avenida Brasil - Amapá - Floresta Amazónica

Felizmente, tive a oportunidade de rever alguns momentos do Avenida Brasil, com guião e locução de Francisco José Viegas e Rui Mateus Pereira, precioso documentário que nos leva a viajar por lugares mágicos do Brasil e conhecer melhor as suas gentes e a sua história. Ficaram a vaguear na minha mente as derradeiras palavras inspiradas, nas florestas do Amapá respira-se "o ar não tal como ele é, nem como ele foi no início dos tempos, mas como ele devia ser."

Um dos assuntos abordados, Mazagão, a cidade luso-marroquina deportada para o Amapá.
Video sobre o Amapá com música apropriada.

Julgamento do Mensalão - Marcos Valério muda o jogo e aposta em mais revelações

Segundo artigo de capa da revista Istoé de 31/08, as recentes decisões do STF que deixaram Marcos Valério com cinco acusações e um máximo possível de 62 anos de cadeia, terão levado o empresário mineiro a mudar o jogo e pensar revelar novos dados sobre o mensalão, tanto em novas revelações sobre outros nomes que teriam conhecimento do esquema do PT (como António Palocci), como sobre o PSDB no chamado braço tucano do valerioduto ou valerioduto tucano, do qual faz eco José Dirceu no seu blog pessoal. O relatório interno da PF de 170 páginas sobre este envolvimento tucano, segundo um investigador do caso, contém indícios fortes sobre o envolvimento de nomes como Aécio Neves, actual Governador de Minas Gerais no mensalão mineiro, também operado por intermédio de Marcos Valério.
Citações do artigo da Istoé:
"[Marcos Valério]Controlava as emoções e parecia disposto a manter um acordo informal com os políticos para os quais trabalhou, tanto do PT quanto do PSDB, de jamais revelar o grau de envolvimento de cada um deles em relação aos esquemas de financiamento irregular de campanhas. Depois do julgamento da semana passada, Valério ficou transtornado. A amigos íntimos, emitiu os primeiros sinais de sua nova postura."
"Em sete conversas com a PF, Valério ajudou a mapear o esquema tucano"
"No capítulo tucano, Valério também ficou muito irritado com as declarações recentes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que explorou politicamente o julgamento do STF. A vários amigos, Valério sustenta que sua relação comercial com o PSDB, que para muitos é o “embrião do mensalão”, não nasceu apenas em Minas, mas também em Brasília. Afinal, no governo FHC, sua agência já mantinha as contas dos Correios, do Banco do Brasil, da Visanet e do Ministério das Comunicações, então comandado por Pimenta da Veiga, que pode ser considerado um amigo mais do que íntimo de Valério."

Este trabalho da Revista Istoé leva a crer o que muitos já suspeitavam, que ainda só está visível uma fina película, muito superficial, de todo este caso. A boa notícia é que o Procurador-Geral dá indícios de que não é altura de "levantar a barra de ninguém" e o STF também tem feito até aqui um trabalho exemplar.

03/09/2007

Vanessa Fernandes campeã do mundo

Apesar de tardios (porque este, tal como muitos outros blogues, é mantido por uma pessoa só) aqui ficam os muito merecidos parabéns à mais recente campeã do mundo portuguesa!! E duas sugestões:
- A página oficial da Vanessa

01/09/2007

Red Bull Air Race - Os aviões vieram ao Porto

Seiscentas mil pessoas formaram a moldura humana que observou a etapa do Red Bull Air Race que decorreu no Rio Douro entre Porto e Gaia. Impressionantes os voos dos aviões e o magnífico clima festivo de Verão nas ruas da cidade. Aqui fica um vídeo Youtube dos treinos de qualificação. Impossível não ficar fã.
© Gonçalo Coelho