04/09/2007

Julgamento do Mensalão - Marcos Valério muda o jogo e aposta em mais revelações

Segundo artigo de capa da revista Istoé de 31/08, as recentes decisões do STF que deixaram Marcos Valério com cinco acusações e um máximo possível de 62 anos de cadeia, terão levado o empresário mineiro a mudar o jogo e pensar revelar novos dados sobre o mensalão, tanto em novas revelações sobre outros nomes que teriam conhecimento do esquema do PT (como António Palocci), como sobre o PSDB no chamado braço tucano do valerioduto ou valerioduto tucano, do qual faz eco José Dirceu no seu blog pessoal. O relatório interno da PF de 170 páginas sobre este envolvimento tucano, segundo um investigador do caso, contém indícios fortes sobre o envolvimento de nomes como Aécio Neves, actual Governador de Minas Gerais no mensalão mineiro, também operado por intermédio de Marcos Valério.
Citações do artigo da Istoé:
"[Marcos Valério]Controlava as emoções e parecia disposto a manter um acordo informal com os políticos para os quais trabalhou, tanto do PT quanto do PSDB, de jamais revelar o grau de envolvimento de cada um deles em relação aos esquemas de financiamento irregular de campanhas. Depois do julgamento da semana passada, Valério ficou transtornado. A amigos íntimos, emitiu os primeiros sinais de sua nova postura."
"Em sete conversas com a PF, Valério ajudou a mapear o esquema tucano"
"No capítulo tucano, Valério também ficou muito irritado com as declarações recentes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que explorou politicamente o julgamento do STF. A vários amigos, Valério sustenta que sua relação comercial com o PSDB, que para muitos é o “embrião do mensalão”, não nasceu apenas em Minas, mas também em Brasília. Afinal, no governo FHC, sua agência já mantinha as contas dos Correios, do Banco do Brasil, da Visanet e do Ministério das Comunicações, então comandado por Pimenta da Veiga, que pode ser considerado um amigo mais do que íntimo de Valério."

Este trabalho da Revista Istoé leva a crer o que muitos já suspeitavam, que ainda só está visível uma fina película, muito superficial, de todo este caso. A boa notícia é que o Procurador-Geral dá indícios de que não é altura de "levantar a barra de ninguém" e o STF também tem feito até aqui um trabalho exemplar.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho