31/10/2007
Brasil 2014 - Portas abertas para realizar, provavelmente, a melhor Copa do Mundo de sempre
29/10/2007
História de uma Sereia (Ensaio)
25/10/2007
21/10/2007
Raikkonen campeão no Brasil
Com Rio das Flores e o Sétimo Selo, Miguel Sousa Tavares e José Rodrigues dos Santos abalam o mercado editorial português
É assim que chegam Rio das Flores e O Sétimo Selo ao mercado editorial português com edições pouco vistas por cá (1ª Edição de 100,000 exemplares no caso de Rio das Flores) que se aliam a outros títulos fortes como Bala Santa de Luís Miguel Rocha, num ano em que também já tivemos o prazer de ver sair outros títulos fantásticos como As Mulheres do Meu Pai de José Eduardo Agualusa. Quem gosta de ler só pode ficar imensamente agradado com esta revolução no panorama literário portugês com tantos autores de qualidade que conseguem alargar significativamente o número e o tipo de leitores em Portugal e granjear imenso louvor também no estrangeiro. A literatura consegue, finalmente, penetrar de forma transversal, várias classes sociais, idades, religiões, ideias e preconceitos. É assim que se ganha o gosto pelos livros e, nesse capítulo, o nosso país parece estar a ganhar terreno.
20/10/2007
África do Sul campeã mundial de râguebi 2007
19/10/2007
Acordo sobre o novo Tratado Constitucional Europeu – Algumas questões essenciais
No meio deste processo de objectivos e conteúdos bastante nebulosos e duvidosos ficam, quanto a mim, três questões essenciais em cima da mesa:
1. Terá sido o sentido certo para dar o histórico passo em frente? Isto, tendo em conta outras áreas em que a harmonização é fundamental.
2. Não terá sido desperdiçada uma oportunidade histórica de aproximar a UE, enquanto instituição, dos cidadãos europeus, o que teria acontecido com a existência de referendos nos vários países membros da UE? Os líderes europeus escolheram o caminho de afastar os cidadãos europeus deste momento histórico, não se preocupando em informar os europeus de todos os contornos do acordo nem que sequer auscultando a opinião pública.
3. Sairão os portugueses realmente a ganhar deste acordo alcançado? Afinal de contas, o que sai de tudo isto é que os cidadãos europeus se preparam para estar sujeitos a uma Constituição Europeia que mal conhecem, com consequências para as quais se estão nas tintas, neste momento, e sobre as quais a UE passou a ideia de não querer informar os cidadãos nem de querer valorizar a sua opinião antes de tomar a decisão de conquistar mais um momento histórico.
Quanto a Portugal, sobresai a grande vitória do logrado momento histórico encerrar em si o nome de Lisboa e de ter sido alcançado o acordo e subsequente assinatura do tratado em solo português no próximo mês de Dezembro. Quanto a reivindicações nossas que tenhamos alcançado não se conhece nenhuma. Fica a esperança (ou deveri chamar-lhe ilusão?) de termos alcançado algum tipo de crédito na UE que nos permita conseguir maior sucesso em futuras negociações.
Acordo sobre o novo Tratado Constitucional Europeu - Fazer históra e seguir em frente eram as grandes causas europeias nos últimos meses
ExistenZialismus
16/10/2007
Portugal no Mundo
15/10/2007
Petróleo ultrapassa os 85 dólares por barril em NY!! Onde é que vai parar o preço do petróleo?!
Arranque do Brasil para a qualificação para a Copa da África
11/10/2007
Mergulhando...
07/10/2007
O mundo do Râguebi a virar do avesso
Já agora pela manhã, na Fórmula 1, Hamilton vacilou e o campeonato vai ter de ser decidido no Brasil, com Raikonnen a sete pontos e Alonso a quatro do inglês.