30/11/2006

1935 morre Fernando Pessoa

30 de Dezembro de 1935 morre Fernando Pessoa, um génio imcomparável. Aqui fica uma pequena homenagem.

Biografia

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

Tabacaria

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


"Pensar é estar doente dos olhos." [in O meu olhar, Alberto Caeiro]

Mensagem, Mar Portuguez

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Recomendo http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M591359,00.html (Declamações)
http://www.secrel.com.br/jpoesia/pessoa.html (1040 Poemas por ordem alfabética)

23/11/2006

Cosmonauta russo envia bola de golfe para o espaço

A tacada mais longa da história do golfe é da autoria do cosmonauta russo Mikhaïl Tiurine ao ter projectado uma bola de golfe a partir da Estação Espacial Internacional, a 350 quilómetros de altitude.

Esta inusitada jogada de golfe faz parte de uma campanha publicitária promovida pela empresa fabricante de bolas de golfe canadiana Element 21 e a agência espacial russa Roskosmos.

A NASA acredita que a bola de golfe ficará em órbita durante três anos e meio antes de se desintegrar ao reentrar na atmosfera.

"Com este peso, é pouco provável que possa causar estragos à ISS se as coisas correrem mal", afirmaram responsáveis da NASA. A bola, que pesa apenas três gramas – 16 vezes menos do que uma normal bola de golfe – transporta um transmissor que permitirá acompanhar o seu percurso.

21/11/2006

José Veiga, ex-Director Desportivo do Benfica, arguido por burla OU como desaparecem 3,2 milhões de euros?

Deve haver por aí verdadeiros especialistas em fazer desaparecer dinheiro. Para o cidadão comum parece complicado que desapareçam 3,2 milhões de euros sem deixar rasto. Afinal, para a maior parte das pessoas, se desaparecerem 100 euros, gera-se logo um "rebuliço" enorme e uma preocupação terrível. Agora imagine-se perder o rasto a 3,2 milhões de euros. Pois bem, os especialistas desse "sub-mundo" conseguem fazer desaparecer essa quantia de tal forma que, se José Veiga, de facto os meteu ao bolso, estava confiante à saída da audição de ontem a ponto de dizer que levantava o sigilo bancário a todas as suas contas (fosse como fosse, provavelmente a polícia talvez não tivesse de lhe pedir permissão para levantar o sigilo bancário). Uma coisa parece certa, foram pagos 3,2 milhões de euros da transferência de João Pinto que foi transferido do Benfica para o Sporting, sem que o Benfica cobrasse um único euro. O dinheiro saiu dos cofres do Sporting e não foi para João Pinto, segundo ele próprio afirmou. José Veiga afirma que não foi para ele e que é o Sporting quem tem de explicar a quem pagou porque, aliás, ele nem sequer era empresário de João Pinto mas apenas um "amigo" que ajudava João Pinto na sua carreira. Agora, perdeu-se o rasto a 3,2 milhões de euros, desviados sabe-se lá para onde. O Sporting sabe a quem pagou (pode até ter pago a mais do que uma pessoa e até parceladamente). Porque razão será tão complicado revelar o nome dessa(s) pessoa(s)?

Como funciona este circuito de fazer desaparecer dinheiro? Pelos vistos, o dinheiro começa por ir para uma conta no estrangeiro, depois vai para uma offshore, depois para uma outra conta, até que de alguma forma desaparece "misteriosamente". Outro estratagema sobejamente conhecido é passar o dinheiro para uma conta na Suiça que pertence a um sobrinho taxista...

19/11/2006

Sugestões para Aulas de Substituição

- Requisitar uma televisão e um vídeo e apresentar um documentário ou filme alusivo a qualquer matéria
- Requisitar um projector multi-média e apresentar um documentário ou filme alusivo a qualquer matéria
- Requisitar um projector multi-média e um PC portátil e mostrar algumas páginas da internet alusivas a qualquer matéria
- Fazer dinâmicas de grupo que são utilizadas normalmente na Formação (estão disponíveis várias na internet)
- Sugestão do Prof. Daniel Sampaio em crónica na Xis [revista do Público] de 15 de Outubro :
“Meu caro Professor, se vai dar uma dessas aulas, comece por falar de si:
O seu nome completo, o que faz, como é a sua família, do que gosta ou não gosta (animais, clubes, tempos livres, aspirações pessoais…). Depois, ouça os alunos de forma organizada, diga uma graça adequada para quebrar o gelo inicial, esteja atento aos temas que eles enunciam de forma tímida. Nunca deixe que se atropelem ou desorganizem a conversa! Se encontrar um silêncio persistente, fale da televisão, discuta uma notícia de jornal, traga uma tema da escola para a discussão participada.
Vai ver como falar com um grupo de jovens que não conhece vai ser uma experiência gratificante para si (como me acontece há trinta anos, pois já falei com milhares de jovens desconhecidos em aulas, garagens, pátios das escolas, anfiteatros municipais, teatros e até igrejas). Se não conseguir à primeira, não desista logo, vai ver que tem resultados surpreendentes.”
- Fazer debate sobre as notícias mais importantes da semana ou do dia anterior
- Fazer debate sobre o ambiente e hábitos com o ambiente
- Fazer debate sobre qualquer tema que ajude a formar uma consciência de convívio com civismo na sociedade
- Fazer debate sobre o que os alunos gostariam que fossem as aulas de substituição

14/11/2006

O Brasil do Séc. XIX em fotografia


14/11 a 4/3 - Fiesp, Sesi e IMS - São Paulo

12/11/2006

The BOBs - Concurso internacional do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle que elege os melhores blogues do mundo

Um blog norte-americano que tem por bandeira a transparência na política dos EUA foi o vencedor da terceira edição do The BOBs, concurso internacional do grupo de comunicação alemão Deutsche Welle que elege os melhores blogs do mundo.

O blog "Sunlight Foundation", grande vencedor da noite, já uma campanha suprapartidária pela criação de um banco de dados para manter os eleitores informados sobre os custos de criação de leis. Segundo o juri do concurso, o site é um bom exemplo da influência exercida por blogs, combinando a mobilização de usuários com fins políticos à possibilidade de interação e pesquisa.

Na categoria Melhor Weblog em Português, o preferido do júri foi o "Apocalipse Motorizado", blog que fala das dificuldades dos ciclistas na capital paulista —"cidade que, por falta de planejamento, investimento e educação, trata muito mal seus 800 mil ciclistas diários", afirmou a vereadora Soninha Francine, jurada para blogs em português.

Dois logs iranianos dividiram o Prêmio Repórteres Sem Fronteiras: o fotolog "Kosoof" e o diário crítico de Hamed Mottaghi. Segundo a entidade, os dois ganhadores defendem a liberdade de expressão em um país que se utiliza amplamente da censura na internet e aprisiona blogueiros críticos ao regime.

04/11/2006

Liberdade Condicional


"O ser humano nasce para ser livre e no entanto teima em acorrentar-se ao longo da sua vida. Convido-vos, pois então, a conhecerem os trabalhos de gente que ousou libertar-se por momentos dessas correntes e teve a coragem de participar neste exercício de Liberdade Condicional. Porquê? Porque escrever não é senão uma das formas mais sublimes de dar de caras com a liberdade."
Estas são as primeiras palavras, escritas por Paz Kardo (autor de Ausência e Não Há Certezas) na introdução da obra "Liberdade Condicional", que reune contos e poemas de 15 autores portugueses e que será apresentada publicamente no dia 18 de Novembro de 2006, às 19 horas, no espaço da associação cultural "A Bacalhoeiro", na baixa pombalina, em Lisboa. Também na cidade Invicta está planeada uma iniciativa de apresentação do livro que será oportunamente divulgada. O preço de venda ao público foi definido em 10 €, um preço manifestamente convidativo, para dar a conhecer a qualidade de uma nova geração de escritores.
Autores Participantes: Gonçalo Coelho, Zalberto Rato, Maria Augusta, Maria José Martins, Gi Ego, Daniel Lourinho de Campos, Roxanne W., Carla Lima, Joana Cristal, Ricardo Vercesi, Rosário Lourinho, Maria Sarmento, Isabel Lebrinhas, Van Lorren, Paz Kardo.
Para encomendas ou outras informações, por favor utilizar o endereço goncalos@hotmail.com para ser encaminhado para a coordenação literária do projecto.

03/11/2006

Pesquisa demonstra que os alemães perderam a fé na democracia e na justiça social

Trata-se de um resultado alarmante e que deve deixar os líderes políticos alemães muito preocupados. De acordo com uma pesquisa patrocinada pelo canal público de televisão alemã ARD, 49% dos alemães estão contentes com o nível de democracia do seu país enquanto 51% perderam a fé no sistema de justiça e a confiança no Governo.

A Porsche sports car passes a poor pwerson in Düsseldorf

A distribuição de riqueza na sociedade alemã também foi matéria de estudo, com apenas 27% dos alemães a considerarem a actual situação social justa. Cerca de 66% referiram o contrário, ou seja, que a actual situação social é injusta.

01/11/2006

Bush liga para Lula para dar os parabéns pela vitória

"Você teve uma vitória espetacular, precisa me dar um pouquinho do seu know-how porque estou precisando para ganhar agora", disse Bush a Lula, segundo Celso Amorim, ministro brasileiro das Relações Exteriores.

Mais sobre este curioso telefonema em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/061031_lulabushamorimdt.shtml
© Gonçalo Coelho