25/04/2008

Conjunto de fotografias do 25 de Abril

Aqui fica, para assinalar os 34 anos passados sobre a revolução dos cravos, um conjunto muito interessante de fotografias daquele tempo que encontrei no youtube.

Vídeo de Jô Soares entrevistando político gago - de chorar a rir!

Parte I...

... e parte II.

20/04/2008

Acções da Google valorizam 20% num só dia


Esta sexta as acções da Google subiram nada mais, nada menos, do que 20%, registando um recorde de subida para um só dia desde a oferta pública inicial em 2004.
Com isto restauraram-se 28 biliões de dólares americanos (28 mil milhões de dólares em medida europeia) de valor da empresa no mercado accionista num só dia. É a roda-viva das bolsas.
Desde o início do ano tinham penalizado a acção em quase 40% com base em relatórios da Comcast que contabilizam o número de cliques na publicidade da Google mas, afinal, esses relatórios pouco revelam sobre o crescimento do negócio da empresa. Primeiro só revelam resultados nos Estados Unidos e 51% das receitas da Google já vêm do exterior. Segundo, a diminuição de número de cliques na publicidade provêm de um esforço da própria Google que tem vindo a melhorar a eficácia dos anúncios, fazendo com que se clique cada vez menos por acaso nos ditos anúncios.
Resumindo, agora os analistas já acham que a acção poderá subir até ao final do ano que vem ainda mais 30 a 40%.
Com tudo isto as acções fartaram-se subir a ritmo galopante nas costas da Google que, juntamente com vários resultados recentes, vem demonstrar que nem tudo vai mal em Wall Street.
Convém não esquecer que a Google tem vindo a ser frequentemente considerada a melhor empresa do mundo para se trabalhar bem como uma das dez mais inovadoras do mundo. Uma empresa assim dificilmente se dá mal.

FC Porto 2 - Benfica 0


16/04/2008

Sporting 5 - Benfica 3

Foi o jogo da época.

Havia demasiado em jogo, de forma que a motivação e a entrega dos jogadores colocou a arbitragem totalmente para segundo plano e o jogo foi de facto digno de um clássico!

Fez até lembrar o famoso 5-3 contra a Coreia nos tempos de Eusébio. Do ponto de vista das equipas e dos seus apoiantes certamente haverá vencedores e vencidos, coisas para criticar e outras para enaltecer, mas do ponto de vista imparcial de um portista, aqui fica: parabéns às duas equipas por um belo jogo!

E quanto ao Sporting lá estaremos na final, quanto ao Benfica cá estaremos no fim-de-semana para vos receber.

O pão e o petróleo (Crónica)

"Já há muito que conhecemos e lidamos com a escalada do preço do petróleo que ameaça mudar o mundo como o conhecemos. Perante essa realidade, cidadãos e empresas adaptam-se aos novos tempos. Racionaliza-se mais do que nunca a utilização do automóvel. Pesquisa-se exaustivamente novas formas de energia renováveis e ecológicas, bem como o seu contínuo aperfeiçoamento. Começamos, lentamente, a preparar o dia em que o petróleo se esgotará..."

A minha crónica completa desta semana no Janeiro pode ser lida em:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=9bf31c7ff062936a96d3c8bd1f8f2ff3&subsec=&id=0f8bed0119ad1b4c7f8b55e1308d66c0

13/04/2008

Dia do Beijo

Aqui fica o registo, para que ninguém perca esta oportunidade de comemorar o dia.

Já agora, fiquem a saber que o beijo pode ser uma forma de combater a depressão, por libertação de endorfinas no cérebro, uma substância ligada à sensação de prazer.

11/04/2008

A PSP a multar quem coloca óleo de fritar no depósito do seu carro

Esta é daquelas que só polícias disparatadamente zelosos podiam fazer, daqueles que já trocaram o bom-senso pelo absurdo de transformar a autoridade policial num exercício contínuo de auto-afirmação perante os outros. Obviamente, a lei é muito débil mas e o bom-senso dos executantes da lei? Ainda há lugar para o bom-senso neste país?

E já agora, para cumprir escrupulosamente a lei, sem nenhum bom-senso, sugiro que se comece a pensar desde já em robots-polícia, que não pensam, só executam o programa.

08/04/2008

Trailer do filme Blindness baseado na obra de Saramago "Ensaio sobre a Cegueira"

Aqui fica o trailer do filme que se encontra na recta final (ou teaser, como o próprio realizador Fernando Meirelles prefere chamar-lhe, que a Miramax vai passa nos cinemas americanos agora em Maio):

06/04/2008

Tri-Campeões!

Campeões Indiscutíveis.

01/04/2008

Os perigos da realpolitik

"Como este mundo dá voltas...Ainda há escassos meses atrás, o Primeiro-Ministro Britânico Gordon Brown procurava boicotar a Cimeira UE – África com base na ideia de que o Zimbabué não respeitava os Direitos Humanos. Tratava-se de uma cimeira em território neutro com vários líderes políticos europeus e africanos entre os quais o Sr. Mugabe. Agora, é o mesmo Gordon Brown que afirma ter intenção de estar presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Isto, numa altura em que Angela Merkel e Nicolas Sarkozy parecem estar em sintonia quanto a uma maior pressão sobre o regime chinês, dando a entender que não planeiam estar presentes na cerimónia de abertura do maior evento desportivo do planeta."

* O meu artigo desta terça no Janeiro pode ser na íntegra aqui.

© Gonçalo Coelho