23/01/2007

A hora H, a hora do PAC e a hora do QREN

É interessante ver como Portugal e Brasil se encontram practicamente ao mesmo tempo chegados à hora H da sua história moderna. Em Portugal chegou a hora do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). É o terceiro pacote de fundos provenientes da União Europeia para modernizar o país. É o grande momento para Portugal sair da crise em que se encontra. No Brasil o momento é muito semelhante. Chegou a hora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os factores conjugam-se para que o Brasil desponte finalmente para deixar de ser a eterna potência emergente e assuma, de facto, o seu lugar no mundo como grande potência económica e política a nível mundial ao lado da Índia e da China, acabando com a noção de uma potência única e hegemónica que caracterizou o mundo geopolítico desde o final da guerra fria. Em ambos os casos, é muito importante que portugueses e brasileiros acreditem que podem ser melhores, que podem fazer tudo o que faziam até aqui de forma melhor e que podem e devem ter uma vida melhor. Os Governos por seu lado têm de motivar e criar as condições certas. Isto significa que o Governo tem de enviar os sinais certos para o povo, o que implica entre outras coisas, enviar sinais que o próprio Governo acredita que pode fazer mais e melhor em todos os campos da sua competência. Governo e população devem formar uma simbiose, uma sinergia que faça crescer o desenvolvimento.
Finalmente, parece óbvio, pelas ligações especialmente fortes e sólidas entre Portugal e Brasil e pelo momento actual das suas histórias que ambos devem deesenvolver uma cooperação estratégica, bem ao estilo da ideia preconizada pelo Prof. Cavaco Silva e que, embora pareça simples, é uma ideia de enorme valor.

Segue o link para o video da Globo com o discurso do Presidente Lula onde pede participação da sociedade na apresentação do PAC:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM624909-7823-PAC+LULA+PEDE+PARTICIPACAO+DA+SOCIEDADE,00.html

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho