12/11/2008

Frases sobre críticos

Tem sido muito engraçado ler e ouvir opiniões sobre o Poker. Há muitas que são boas, (geralmente provêm de leitores, felizmente :) ) mas quando são más (e estas geralmente provêm de críticos literários) muitas vezes são a doer (dizem alguns entendidos que estas são muito valiosas e eu acredito)... e eu nem conheço quem escreve e fala assim de mim de uma forma tão desabrida mas a ideia com que se fica é que, por qualquer razão, há pessoas que desconhecemos completamente que nos querem atingir com palavras como espinhos na carne, profundamente, talvez imbuídos da ideia que quanto mais duros forem, mais imparciais estão a ser. Quanto a mim, a língua portuguesa é suficientemente rica para se poder fazer críticas construtivas em qualquer área do saber sem ter de usar de agressividade e dureza excessivas. O mesmo se passa no Parlamento. A generalidade das críticas são feitas em linguagem tão nitidamente excessiva que a argumentação que lá ocorre geralmente não passa de tempo perdido.

De qualquer modo aqui fica um conjunto de frases de criticados sobre críticos (tenho a certeza que não levarão a mal). Se descobrir que os críticos me começam a ignorar vou achar que levaram a mal... Brincadeira... Aqui ficam as frases:

"Um mau escritor pode chegar a ser um bom crítico, pela mesma razão que um péssimo vinho pode chegar a ser um bom vinagre."
(François Mauriac) -

"Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las."
(François de La Rochefoucauld)

"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
(Abraham Lincoln)

e a aquela com que eu me identifico perfeitamente:

"Minha poesia é cheia de imperfeições. Se eu fosse crítico, apontaria muitos defeitos. Não vou apontar. Deixo para os outros. Minha obra é pública."
(Carlos Drummond de Andrade)

Retirado de: http://frases.netsaber.com.br/list_frases.php?c=69

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho