10/02/2008

Google vs Microsoft vs Yahoo!

A Microsoft não está para brincadeiras e vendo-se irremediavelmente atirada para trás no mercado dos motores de pesquisa e da publicidade na internet, aitrou-se à Yahoo!, actualmente num período de sofrimento ou, muitos dirão, no período perto do seu fim.
Seja como for Jerry Yang não se dá por vencido e ainda terá algumas cartas na manga antes de entregar a menina dos seus olhos à gigante do Windows. Em cima da mesa está ainda a possibilidade da Google gerir a publicidade da Yahoo!, mantendo-se a empresa de Jerry Yang com a grande maioria dos lucros correspondentes a essa publicidade. Isto aumentaria os lucros e o cash flow da Yahoo! nos próximos tempos, não sem evitar outros contras como entregar o monopólio da publicidade na internet à Google. Mas será que ainda há meio de convencer os famintos accionistas da Yahoo! a deixar passar esta oportunidade de ouro para capitalizar com a oferta da Microsoft? Com certeza não estarão dispostos a perder dinheiro. É por isso que no mercado de apostas a hipótese mais provável é a Microsoft comprar a Yahoo!, numa segunda oferta (normal nestas coisas), já que conforme o Wall Street Journal a Yahoo! se prepara para declinar a actual oferta da Microsoft. Os accionistas da Yahoo! esperam que a Microsoft, desesperada, suba a parada mas a empresa de Redmond pode tentar negociar directamente com os accionistas, um por um, numa manobra ainda mais agrressiva. Seja como for, vários analistas apontam que a Google deverá sair vencedora de tudo isto (independentemente do desfecho) e a Microsoft perdedora. O processo de fusão da Yahoo! com a Microsoft deverá ser tudo menos rápido em caso de sucesso desta OPA, devido em grande parte a factores culturais das empresas e às burocracias a ultrapassar, nomeadamente em matéria de concorrência, e enquanto isso a Google pisará no acelerador.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho