30/03/2007

Bush e Lula: uma nova amizade formada a partir do etanol

A actual viagem do Presidente Lula da Silva aos E.U.A. onde será o primeiro líder da América Latina a ser recebido por George Bush na residência presidencial de Camp David, mostra o comprometimento dos dois líderes com o aumento do comércio do etanol brasileiro produzido a partir da cana de açucar, mais barato e mais amigo do ambiente do que o etanol americano que é produzido a partir do milho.

Devido ao recente aumento do preço do petróleo que confere maior poder nos dias de hoje a líderes de países como a Venezuela ou o Irão, os E.U.A. parecem mais do que nunca procurar a solução no milagroso etanol. Isto deverá alavancar o crescimento no Brasil nos próximos anos até porque segundo vários analistas o mercado deverá ser mais do que suficiente para o etanol brasileiro e para o etanol americano juntos.

Com a crescente amizade, oficiais do departamento de Estado norte-americano consideram já o Brasil um parceiro estratégico e as lideranças políticas de Brasil e E.U.A. estão próximas como não se via talvez desde o último regime ditatorial brasileiro apoiado pelos próprios E.U.A. na década de 60. Até no plano geopolítico há dividendos a ganhar com a recente aproximação: o Brasil procura a influência dos E.U.A. para aumentar a sua própria influência política na cena mundial e os E.U.A. procuram no Brasil um importante aliado para manter uma imagem política positiva na América Latina.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho