30/03/2007

Aplausos. Internet gratuita para as tribos da amazónia.

Uma notícia muito interessante revela que o Brasil, num esforço conjunto entre Governo Federal, Governo Estadual e Prefeituras levará a internet gratuita, através de uma ligação por satélite, para as tribos indígenas da amazónia. Os líderes indígenas apoiam o programa embora revelem um receio de que as novas tecnologias possam ter um efeito negativo na cultura dos povos nativos. O desconhecimento das novas tecnologias como se tem visto até aqui não tem favorecido em nada a causa dos povos indígenas a nível mundial, pelo contrário, só os tem tornado mais vulneráveis.
O Ministério do Ambiente pretende contribuir para a diminuição do desmatamento ilegal da floresta amazónica através do fixamento das populações e da melhoria da comunicação entre os povos que habitam a imensa região da floresta amazónica.

"O Brasil vai oferecer conexão gratuita à Internet por satélite para tribos indígenas da Amazônia e para outras comunidades, em mais um esforço para combater o desmatamento ilegal da floresta.
"É uma forma de abrir comunicações entre as comunidades indígenas, quilombos, quebradores de castanhas, pescadores ribeirinhos e o resto da sociedade", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na quinta-feira, após assinar o acordo que põe o plano em vigor.
"Essas comunidades são os verdadeiros protetores das suas áreas", disse ela."
...
"Líderes indígenas apóiam o programa, mas temem que os computadores possam destruir as culturas dos mais de 200 povos nativos, disse Ailton Krenak, membro da Rede de Povos da Floresta. "Não gosto de computadores, mas também não gosto de aviões. O que se pode fazer?", questionou."
http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=4585519

Outro site interessante:
http://www.trabalhoindigenista.org.br/galeria_timbira_povo.asp

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho