18/02/2007

A minha outra vida há 500 anos atrás


Queria partilhar esta fantástica descoberta que fiz. Descobri, finalmente, porque é que a minha ligação ao Brasil sempre me pareceu tão forte e porque tenho tb essa forte vontade de descobrir novos mundos, senão vejam este texto que descobri na internet:

"Primeiro de janeiro de 1502. Três naus portuguesas, comandadas por Gonçalo Coelho, chegavam à Baía de Guanabara, durante a primeira expedição exploratória do litoral brasileiro, após o descobrimento oficial do nosso país. Também fazia parte da expedição o navegador italiano Américo Vespúcio, que, mais tarde, daria o nome ao Novo Mundo,Confundindo a Baía, a princípio, com um rio, os navegadores estavam descobrindo um dos patrimônios naturais de maior importância e o mais belo do Brasil. Não é para menos, nela estão o Corcovado e o Pão de Açúcar, os cartões postais mais famosos do país, entre outras belezas da Mata Atlântica. Em dias claros dá até para ver, ao fundo, o Dedo de Deus. Porta de entrada do turismo, a Baía de Guanabara fascina e apaixona visitantes de toda parte do mundo. Desde 1502!"
Não consigo imaginar mais incrível e fascinante visão para o primeiro dia do ano. E foi assim, no meio destes dados, que descobri também a origem do nome dado ao Rio de Janeiro. É que, ao que consta, a princípio, os navegadores portugueses pensaram estar num rio e não numa baía e, claro, decorria o mês de Janeiro. Surgiu assim o belo nome da cidade maravilhosa: Rio de Janeiro.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho