26/09/2006

Eleiçoes Brasileiras 2006: o caminho dos corruptos está ficando cada vez mais estreito, esse é o caminho!

Contrariamente aos mais pessimistas, julgo que o Brasil está numa fase de viragem muito importante. Os corruptos estão com medo. Há muitos que estão a ser pegos e isso está a preocupá-los. Há menos margem para actos ilícitos. Isto é positivo e deve ser alicerçado nesta boa base que o povo brasileiro deve trabalhar, construindo o seu futuro melhor e assegurando o crescimento de todo um país grandioso em vários sentidos.
Para isso, o povo brasileiro não deve correr atrás dos escândalos mas antes atrás dos factos. Não deve correr atrás do populismo mas atrás das melhores propostas para o sucesso futuro do seu país e da sua vida. Aqueles que forem condenados, deverão ser penalizados. O caso do dossiê às portas da eleição não deve ofuscar o verdadeiro facto importante que é o crescimento do país e a riqueza do povo brasileiro. A miséria está diminuindo e deve continuar a diminuir porque o povo brasileiro assim o exige. O povo brasileiro dá o seu voto a quem faz crescer o país e diminui a miséria. O povo olha para o seu bolso, para a sua vida e para a vida daqueles que ama para dar o seu voto, não para um dossiê político ou para um qualquer escândalo. E o povo está cada vez mais esperto e dá cada vez menos margem de manobra aos corruptos que são cada vez mais punidos pelos seus crimes.

24/09/2006

A história de um segredo e um perdão ainda maior

Conto

Ela vivia com um terrível segredo dentro dela, um segredo que a atormentava e a consumia dia após dia, noite após noite durante várias décadas. Esse segredo era tão terrível que desde que ela deixara o seu país, cinco décadas atrás, o segredo morrera ali, ou melhor, afogara-se dentro dela, vivendo no seu subconsciente como um veneno que se alojasse tão profundamente que nenhum médico no mundo o conseguiria extrair mas que era capaz de a ir consumindo lentamente.
Tinha pouco mais de vinte anos quando resolveu tomar uma decisão da qual só mais tarde se veio aperceber de todas as enormes consequências. A primeira consequência foi viver com um segredo com o qual teve de se habituar a viver como um fardo que não podia descarregar em lado nenhum. Embora dentro dela persistisse a ideia de que, na verdade, nunca tinha feito nada de tão terrível, não se permitia discutir o assunto com ninguém, temendo sempre perder as relações de amizade que conseguira criar e, pior do que isso, temia perder o seu marido. Infelizmente, acabaria por perdê-lo, por força do destino, ou melhor, por força de um ataque cardíaco. Contudo, esse mesmo destino, permitiu-lhe viver momentos de uma felicidade maravilhosa. Várias vezes se chegou a censurar por ter tido momentos tão felizes. Achava que não os merecia muito embora também não fosse do género de pessoa para se auto-flagelar. Com o tempo, com a influência do amor e com as influências religiosas do marido e da família do marido, ela aprendeu também a amar, a partilhar e, acima de tudo, a perdoar. Esta era uma palavra que ela sempre pronunciava a custo: perdoar. Cada vez que a pronunciava, sentia que não lhe pertencia essa palavra. Ela nunca lhe seria dirigida porque ela havia ultrapassado as barreiras do mundo humano que lhe permitiam estar no mundo dos “perdoáveis”.
Certo dia, uns senhores de fato e gravata, com ar solene e formal, apareceram-lhe em casa e na vida que havia conquistado durante cinco décadas, apresentando-se como funcionários do Departamento da Justiça. Ela sabia quem eles eram. Havia esperado por eles durante décadas sempre com o coração apertado. Eram aqueles que vinham cobrar o seu passado. Eles informaram o que ela já imaginava, que tinha de deixar o país que a acolhera depois do seu passado terrível, onde tinha encontrado o amor e o perdão. Aceitou a deportação, afinal de contas já tinha tido de aceitar a maior privação de todas que havia sido privar-se do seu marido, por via da sua morte. A deportação não podia ser pior. Mostrou-se calma e serena. Voltou a agradecer a Deus, como já fizera em ocasiões anteriores, tudo o que Ele fizera por ela e a muita felicidade que lhe havia permitido ter. Talvez fosse a hora de voltar ao seu país e fazer as pazes com o seu país e com a sua família. Sem dizer nada à família do seu falecido marido, fez as malas nos dias seguintes à visita dos senhores do Departamento de Justiça e comprou o bilhete de avião de volta ao seu país. Contariamente ao que havia pensado, aquele acontecimento tão temido da descoberta e divulgação do seu sagrado segredo, provocou-lhe uma enorme tranquilidade. Nos dias anteriores à partida, as lembranças iam passando pela sua mente como suaves penas ao vento que vão pousando sobre a terra. Descobrira que muita gente afinal lhe perdoava o que ela julgava imperdoável, gente que lhe havia enviado mensagens de compaixão. Descobrira que o que mais magoava agora aqueles que lhe eram mais chegados era o facto de ela nunca ter confiado neles a ponto de lhes confiar o seu segredo e não o que realmente havia feito de terrível no seu passado. Afinal de contas, o que havia ela feito de tão mau e tão terrível que não pudesse nunca mais contar a ninguém, quando tinha pouco mais de vinte anos?
Nunca se importara muito com ideologias. Era jovem e importava-se mais com o seu futuro do que com qualquer outra coisa na vida. Tinha a profunda convicção que o trabalho actual que tinha naquela fábrica não a levaria a lado nenhum. Queria mudar e surgiu a oportunidade de ser guarda num campo de concentração nazi. Sabia que aquilo era mau, mas entendia que não tinha nada que ver com ela, aliás como viria a referir, nunca se afiliou no partido nazi. Era forte interiormente e sabia fechar os olhos quando era necessário, como tantos outros. Pois bem, não faria mal a ninguém e fecharia os olhos a tudo o que fosse cruel e mau. Com certeza havia uma razão maior para tudo aquilo, uma razão que ela não entendia porque nunca se preocupara com “essas coisas” mas que gostava de acreditar que era a favor de um bem maior. Isso era o máximo que ela pensava “nessas coisas”. Ela fazia o seu trabalho, sem querer saber o que se passava dentro daquele campo de concentração. Tinha a seu cargo ferozes cães que ela sabia tratar com cuidado, com mãos fortes, e levava os prisioneiros com ar aterrado nas suas marchas. Assim o fez durante quase um ano, altura em que o campo de concentração foi libertado pelos inimigos.
Quando tudo o que havia vivido com relação ao campo de concentração já era passado, quando havia mudado já de país, quis o destino que conhecesse um judeu, refugiado do holocausto, cujos pais haviam sido mortos em campos de concentração como aquele em que trabalhara, que seria o grande amor da sua vida. Apaixonaram-se e ela, de alguma forma, deixou-se embriagar pelo próprio destino. Casou-se com ele e manteve o seu segredo. Poucos o saberão dizer porque ninguém o presenciou e todos sabem que ela jamais divulgaria esse facto, mas a verdade é que há quem acredite que o seu marido sabia do seu passado e que a havia perdoado. Esse perdão teria, segundo essa versão, sido a sua grande salvação. Esse perdão terá mudado a sua vida. Ela sempre soube que havia algo mais importante do que ideologias, do que guerras, nazis, comunistas, socialistas, e outros do género e quando conheceu o seu marido, alguém com todas as razões para a odiar que a terá perdoado do fundo do coração porque a amava, a sua vida mudou. Juntos terão guardado este segredo e terão vivido momentos de grande felicidade. Dizem testemunhos dos vizinhos que eles viviam como numa ilha à parte do resto do mundo. Dizem que os dois caminhavam juntos, ele agarrava o braço dela e seguiam orgulhosos e alegres nos seus muitos passeios já que viviam uma vida modesta e não tinham carro. Note-se, no entanto, que o perdão do falecido marido, segundo apontam aqueles que acreditam nesta versão, não terá surgido sem discussões e momentos difícies na relação entre a ex-guarda de campo de concentração nazi e o judeu refugiado do holocausto e cujos pais terão morrido às mãos da infernal máquina de guerra nazi. Mas, segundo consta, o amor terá vencido sobre tudo o resto e o segredo perante o resto do mundo terá sido a melhor maneira dos dois viverem felizes neste mundo sempre pronto a julgar e dificilmente pronto a perdoar. Neste caso, terá bastado o perdão de uma só pessoa, para mudar a vida da outra.

Fim

11/09/2006

Amar é viver! (Homenagem ao amor)


O que é o amor? Uma grandeza e uma dádiva de um valor inimaginável que nos foi dada por Deus ou uma simples reacção química no interior do nosso organismo? Confesso que sou muito mais inclinado para a primeira do que para a segunda hipótese. Aliás, o que seria da vida sem o amor? Provavelmente um conjunto de emoções inócuas entre as quais desejo, ambição, honra, orgulho mas nunca amor. Algumas pessoas julgam-se assim mesmo, desprovidas de amor. Por mais que tente não consigo imaginar isso possível. O que poderá acontecer é que, por vezes, o amor está mais recalcado ou, se quiserem, mais domesticado. Ensina-se ao nosso cérebro (que por vezes parece aceitar seja o que for que lhe digamos com maior convicção) que, na verdade, não amamos, ninguém ama, tudo isso não passa de uma ilusão e uma ilusão custosa se nos faz perder tudo por um sonho de amor. Mas a verdade é que a vida sem amor não faz sentido. O amor é o nosso combustível. O amor é o combustível do homem para ter vontade de viver. Para aqueles que não querem encarar o amor, como o amor por uma mulher, por uma bela mulher, podeeria perguntar se não têm amor pelo trabalho (ou quem sabe pela preguiça, o que também é totalmente humano), ou talvez amor por um sonho, amor por aquela casa, por aquele carro, por aquela praia, e quem pode negar o amor por um pai, por uma mãe ou por um filho? Seja como for o amor é o que nos leva pra frente, é o que enche a nossa alma com vontade de viver. Alguém já o terá dito mas voltarei a repeti-lo: Amar é viver!

07/09/2006

Eleições Brasileiras 2006 - A música, uma das maiores imagens de marca do Brasil no mundo (Tom Jobim - Samba de Uma Nota Só)

Este vídeo insere-se no conjunto de artigos que vêm sendo publicados sobre o Brasil numa altura em que as eleições presidenciais brasileiras estão chegando aí. No vídeo, podemos relembrar talvez o maior embaixador de sempre da música brasileira e que tornou a Bossa Nova, conhecida no Brasil como MPB, conhecida e tocada no mundo inteiro. Este é um exemplo do quanto a cultura brasileira tem para oferecer ao mundo. Um bom governo para os próximos anos, irá sem dúvida perceber que é necessário apoiar a divulgação da cultura brasileira no mundo pois isso colherá dividendos para a economia brasileira.



01/09/2006

Caso Mateus: a Fifa arrisca-se a transformar-se num Vaticano do futebol


Um Estado dentro de outro Estado. Esta definição poderia ser aplicada tanto ao Vaticano como à FIFA, o organismo que rege o futebol mundial, incluindo os campeonatos nacionais de cada país. Tal como o Vaticano, a FIFA tem as suas leis próprias que procura impor no mundo que rege. Para fazer notar que quem está sob a égide da FIFA só deve obedecer à própria FIFA, incluindo clubes, jogadores, árbitros e toda a gente que tem alguma relação com o futebol, a FIFA impõe como lei que os clubes não podem recorrer aos tribunais civis ou haverá, por assim dizer, "represálias". Aparentemente, e dado o crescente poder da FIFA, os Estados permitem-no. Os clubes, procurando defender os seus interesses procuram a justiça da FIFA ou a dos Estados conforme achem que é este ou aquele que melhor defende os seus interesses. Ou seja, para os clubes, há duas justiças.
Não podemos afirmar, contudo, que o caso seja exclusivamente português porque a Juventus acabou de passar por uma situação semelhante à do Gil Vicente e, aparentemente, acabou por sucumbir perante a pressão da FIFA. Ou seja, não há harmonia entre a justiça dos Estados e a justiça do futebol e da FIFA. Mas será que houve alguma vez interesse em que houvesse essa harmonia? Não terá sido preferível e até conveniente manter estas polémicas e estas lacunas para que a FIFA possa, mais facilmente, exercer o seu poder, à margem das leis dos Estados, e assim ambicionar ela própria a ser um Estado dentro dos Estados, como um Vaticano? Talvez seja tempo dos próprios países começarem a ter um olhar mais atento e dedicado para a FIFA e para o futebol que ameaçam ficar cada vez mais poderosos e poder impor as próprias leis, sob pena dos Estados perderem cada vez mais o controlo judicial sobre o futebol e todas as ligações do futebol com a sociedade.
© Gonçalo Coelho