22/02/2006

Todos os dias estamos à espera de alguém que leve um passo mais adiante a liberdade de expressão só para ser popular


"A liberdade de expressão é um valor que deve ser preservado"- dizem alguns que ao mesmo tempo se servem da liberdade de expressão como arma de arremesso a outros. Outros dizem: “A liberdade de expressão é um direito que nós os ocidentais conquistámos através de duras batalhas e que deve estar acima de qualquer ataque" - dizem outros achando que a liberdade de expressão pode ser alguma espécie de produto ou ideia com patente ou marca registada dos ocidentais.

A dificuldade maior no contexto mundial actual é que o conceito de liberdade de expressão não é mais um conceito com uma definição estanque. A liberdade de expressão com contornos de liberdade ilimitada não passa de um mito na mente de algumas pessoas, já que os limites existem mesmo nas sociedades ocidentais e estão consagrados sobre a forma de leis. Dados estes limites, que na maioria dos casos permitem muita flexibilidade e que são unicamente definidos por leis que poucos conhecem na totalidade, novos acontecimentos de proporções nunca antes imaginadas têm ocorrido colocando novas dúvidas e lançando o debate sobre onde deveriam estar os limites, não só os limites legais mas também os limites éticos e morais. A situação caricata que hoje verificamos é que a liberdade de expressão é por vezes um argumento muito forte utilizado para fins no mínimo questionáveis. Um insulto, hoje em dia, é considerado um exercício da liberdade de expressão. Uma ofensa a uma pessoa, a um povo ou a uma religião é considerado um exercício de liberdade de expressão. Até os segredos de Estado, são livres, quando conhecidos pelos jornalistas, saindo para as páginas dos jornais como pombas brancas da liberdade de expressão. Não há mais segredos, porque somos todos livres de os querer conhecer ou não e porque os outros são livres de nos contar. O resultado é que alguns elementos dos media conquistaram através do conceito de liberdade de expressão um poder jamais alcançado, até porque diga-se em abono da verdade a maior parte das pessoas nunca recorreria a um tribunal no caso de ser insultada ou de ver insultada alguma coisa em que acredita em qualquer meio de comunicação.

Coloca-se então uma outra questão: Porque são tão procurados hoje em dia os excessos de linguagem, esses insultos a alguém ou algo, essa linguagem ofensiva? Os excessos de linguagem são populares e inesperadamente bem aceites hoje em dia, porque são como notas desafinadas no meio de uma floresta infinita de música sobre a forma de livros, artigos, palavras, ideias, colunas, ensaios, opiniões, etc. Sem valor para ser notado por fazer algo melhor do que os outros, muitos são seduzidos a tentar atingir notoriedade pelo excesso de notas desafinadas, um caminho de abordagem mais fácil para muitos. O princípio é simples: de tão desafinados que são, acabarão por fazer tanto estrago no mundo que inevitavelmente serão notados. São os excessos, os insultos a pessoas, ideias, e crenças talvez a forma actualmente mais procurada para alguém que escreve ser notado e colocado em evidência no mundo. A coisa mais simples hoje em dia é ser-se notado no mundo das letras com ideias ou trabalhos inusitadamente grotescos ou violentos. Abrigados debaixo do guarda-chuva da liberdade de expressão inúmeros são aqueles que por esse mundo fora se lançam nessa estratégia, seguidos por inúmeros jornais, revistas, e canais de televisão. E como actualmente a popularidade (que leva à celebridade e à capa dos jornais e revistas) é um dos grandes valores do mundo em que vivemos, rapidamente a violência, o grotesco, o inusitadamente horrível e ofensivo se tornou veículo não só aceitavel como na maioria dos casos até venerado como símbolo máximo da liberdade de expressão, algo como uma pomba branca rara. Só que a pomba branca procura a paz não o confronto. A liberdade de expressão deve procurar o desenvolvimento e a paz, não o confronto e a agressão gratuita. Os excessos deveriam talvez até ser merecedores de honra na mente de alguns directores de jornais, canais de televisão ou revistas já que prestam como dizem, um serviço para a humanidade que anseia por deitar o olho e o seu olhar crítico a tamanho despudor, tamanho mau senso, e tamanha violência verbal ou gráfica. Os agressores através da linguagem gráfica ou verbal que nos mostram esse tipo de “informação”, essa tão gritante forma de liberdade de expressão, cumpririam assim um dever de certa forma. No entanto, essas pessoas acabam por prestar isso sim, um péssimo serviço ao seu público e à própria liberdade de expressão.

“A liberdade de expressão não pode ter quaisquer limites” – dizem alguns. Ora se não há limites é porque não há valores, só há um valor máximo que é o de poder dizer tudo o que nos aptece sem pensar, sem usar a cabeça, sem nexo, sem objectivo a não ser falar, e dizer o maior disparate, o mais grotesco possível para ser ouvido e visto pelo mundo. Mas até os mais grotescos, sujos e ofensivos de todo o mundo ficaram surpreendidos e se preguntaram nos últimos meses como é possível fazer melhor do que as fugas de informação sobre as escutas dos serviços de informação em Portugal? Como fazer melhor do que as famigeradas caricaturas divulgadas constantemente? Como fazer melhor do que passar em qualquer horário (sempre com total liberdade de expressão) as mais grotescas imagens da prisão de Abu Ghraib? Como fazer melhor do que negar o holocausto? Já lá vão os tempos em que para se fazer notar bastava entrar num relvado de um estádio de futebol a abarrotar de público completamente nu.

Todos os dias estamos à espera de alguém que leve um passo mais adiante a liberdade de expressão só para ser popular. Parece que vale tudo para conseguir a popularidade nos dias de hoje.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho