29/05/2008

O monstro do populismo a engordar

O barril de petróleo em 2004 estava a 40 dólares, agora está a 130. Os E.U.A. atravessam uma enorme crise, a Europa idem. A crise do sub-prime, a subida do petróleo e dos alimentos, e as altas taxas de juro fixadas pelo Banco Central Europeu para evitar a escalada da inflação não são da responsabilidade do Governo português por muito que ele seja o bode expiatório mais à mão numa altura que precisamos de bodes expiatórios e por muito que não concordemos com esta ou aquela política do Governo.
É nestas alturas que o populismo se sente como peixe na água. Porque é que a sessão de hoje no parlamento foi a mais intensa e agressiva dos úlitmos tempos? Será porque os populistas começam a vislumbrar terreno fértil e melhores dias no horizonte?
Foi no meio de um momento destes de crise mundial (maior ainda do que actual, claro) que surgiram os grandes ditadores prometendo tudo o que fosse necessário ao povo. Esperemos que a crise mundial e nacional não se agrave mas, se isso acontecer, vai ser cada vez mais fácil distinguir os populistas chamando para si as luzes da ribalta.

19/05/2008

Quando o petróleo atingia 40 dólares/barril em 2004

Descobri este artigo extremamente interessante da BBC Brasil, que se reporta a Maio de 2004:

"...Em Londres, o preço do produto chegou ao nível mais alto dos últimos 13 anos. Em Nova York, o valor do barril de petróleo passou da marca de US$ 40, que já havia sido atingida no final da semana passada. Até agora, o preço do petróleo já subiu cerca de 25% neste ano."

"...Analistas estão agora divididos entre aqueles que acreditam que os preços vão subir enquanto o verão no hemisfério norte avança, e aqueles que dizem que não há uma justificativa fundamental para que os preços permaneçam altos por mais tempo."

16/05/2008

Justine Henin abandona o ténis profissional

Um caso pouco visto no desporto. Com escassos 25 anos, Justine Henin já parece uma veterana do circuito WTA. Conta com sete títulos do Grand Slam: quatro de Roland Garros, dois do US Open e um do Open da Austrália. Agora, surge a retirada, entre falta de motivação, cansaço e vontade de viver uma nova vida, no momento em que completava 117 semanas como número 1 do ranking WTA (se alguém deveria sentir falta de motivação deveriam ser as adversárias). Isto é que é retirar-se no topo! O mundo do desporto vai sentir a sua falta como sente de todos os grandes campeões. Bonne chance Justine!

Aqui fica o vídeo da conferência de imprensa anunciando o seu abandono.

09/05/2008

Divulgação do Plano Estratégico de Habitação

Até que enfim que decidiram tomar medidas em relação ao panorama da Habitação em Portugal.

Há anos que os portugueses sabem que há construção e compra de casas novas a mais e também estão fartos de saber que há arrendamentos e reabilitações a menos. Os estudos que agora foram divulgados apenas colocam números sobre uma realidade que está à vista de todos há muito.

É uma boa notícia que, pelo menos agora, comecem a pensar em inverter esta situação. A má notícia é que isto já é por demais evidente há muitos anos e só agora que atingimos um ponto calamitoso tanto para os empresários da construção como para quem está a pagar empréstimos de habitação é que os nossos governantes parecem querer fazer alguma coisa. Durante todos estes anos foi-se deixando tranquilamente o Titanic rumar em direcção ao iceberg. Bom, mais vale tarde que nunca...
© Gonçalo Coelho