13/10/2008

Nunca veremos estes milhões distribuídos pelo povo!

De tanto em tanto tempo, vem um dia em que parece que os mercados gritam em uníssono: "Acabou a crise!". Hoje foi um desses dias sublinhado pelo maior ganho de pontos no Dow Jones de sempre. Parece que a Europa salvou o dia com a sua fabulosa ideia de ser fiadora dos bancos caídos em desgraça e de os nacionalizar com a ideia de que é o contribuinte que está a investir neles para um dia mais tarde os vender mais caros.

Duvido que o contribuinte algum dia veja a cor desses ganhos. De qualquer forma as perdas chegarão com certeza mais depressa do que os ganhos. É sempre assim. E se tudo o resto falhar, se os grandes cérebros do mundo financeiro mundial se tornarem apenas génios na medida extrema da sau ganância, então nesse caso vai-se ao bolso do Zé Povinho sugar-lhe um pouco mais de dinheiro.

Para quando um plano para resolver os problemas da economia real, para quando um plano de tantos milhões para que o povo deste mundo viva todo melhor? Já ouvi dizer que o valor total do Plano Paulson é igual ao de distribuir 14,000 dólares por cada americano. O valor total agora falado no Plano europeu ao que parece é maior do que isso. Arrisco dizer que nunca veremos um valor desse tipo algum dia ser distribuído pelos europeus seja em que situação fôr, nem que estejamos todos a morrer à fome.

Sem comentários:

© Gonçalo Coelho