As perdas são nacionalizadas, os ganhos são privatizados. É o que se ouve com frequência sobre o que está a acontecer em Wall Street.
O que também se ouve é que o socialismo está a tomar conta dos E.U.A. com as crescentes nacionalizações e intervenções do Governo na economia americana. Será isto uma espécie de pequena vitória moral dos russos anos depois de se pensar que tinham perdido a guerra fria? Cá para mim, acho que nesta altura do campeonato não há ideologia nenhuma que resista, só uma vontade de salvar quem investiu mal e com demasiada ganância alegando que não o fazer é deixar cair o apocalipse sobre os americanos.
Enquanto isso o que mais parece estar a subir com o advento do "pacotão" é o petróleo, a subir 20%. Como as petrolíferas são sempre mais rápidas a subir do que a descer preços, não me admiraria nada ver ainda esta semana uma valente subida na gasolina e no gasóleo.
1 comentário:
na minha opinião, o impacto mais evidente da injecção de dinheiro novo no mercado é o aumento da inflação, ou a desvalorização da moeda. Por enquanto pouca gente fala disso nos meio de comunicação e o fenómeno é pouco visível pois o termo de comparação é o dólar face ao euro. Como em ambos os lados do Atlântico há injecção de capitais, as taxas de cambio mantém-se, mas tenho a sensação que o que vai acontecer nos próximos anos será similar à economia inflacionista típica dos anos 80 na América do Sul. De novo quem ganha são os especuladores... Outra reflexão, esta injecção de dinheiro novo não será também uma forma de compensar as quantidades astronómicas de capitais que se encontram acumulados em pequenas ilhas do pacífico, propriedade de especuladores bem sucedidos??? Será que a falta de liquidez não tem nada a ver com isso? estranharia que não...
Enviar um comentário