23/03/2008

Ninguém sabe até onde vai esta crise financeira

A grande verdade é que ninguém sabe até onde é que esta actual crise financeira pode chegar. Facto bastante sintomático é que já começa a haver gente a comparar esta crise à Grande Depressão, entre os quais o Sr. Greenspan (que devia ser mais contido no seu tremendismo já que a bolha se formou enquanto esteve à frente do Fed).
Assim, parece-me que entramos numa nova fase, uma fase de guerra aberta contra a crise. Todos os recursos são poucos. Entretanto, nessa guerra, metade das reservas do Fed já foram gastas para tentar acabar com um monstro que se reforça com cada bolha expeculativa que vai explodindo. Agora parece que é a bolha do petróleo e do resto das commodities que está prestes a explodir também. E os especuladores parece que não aprendem...

1 comentário:

Hugo Sarmento disse...

Acredito que sao sinais do principio do fim do mundo economico como o conhecemos hoje:
novas ideias precisam-se, novas teorias que integrem outros factores para além de simples indices economicos, que nao passam de numeros que encondem muito da realidade. A economia em si enquanto "ciencia" é especulativa pois basea-se em um par de regras muito basicas e nao reflecte de todo a complexidades das sociedades actuais.
Mais argumentos: (http://perspectivaspt.blogspot.com/2008/03/o-fim-do-imprio-usa-as-civilizaes.html)

© Gonçalo Coelho