20/02/2008

Petróleo fecha a 100 dólares em Nova Iorque

Aí está o Petróleo a fechar a sessão em Nova Iorque pela primeira vez nos 100 dólares, um rude golpe na economia mundial e, principalmente na economia norte-americana, cada vez mais nas mãos de Hugo Chávez e outros líderes mundiais afins. A questão de abandonar o Iraque também se complica. Já nem interessa se explodiu a refinaria X ou Y. Qualquer motivo serviria. Já há muito que se previam os 100 dólares/barril. O facto do FED baixar as taxas de juro que animou os mercados muito recentemente também tem este efeito (principalmente se o Banco europeu não as baixa simultâneamente). Quanto mais baixa o dólar face ao euro mais cresce o apetite dos investidores pelas matérias-primas como o petróleo. Que venha o álcool urgentemente. Pena que aqui em Portugal ainda não tenhamos álcool disponível nos postos de abastecimento como acontece no Brasil.

1 comentário:

Hugo Sarmento disse...

...continuando a ultima frase... como acontece no Brasil ha varias décadas!
Vale a pena lembrar que a combustao do alcool produz menos gases que contribuem ao efeito de estufa, e que como se produz com crescimento vegetal, estas plantas vao capturar CO2 da atmosfera, contribuindo ainda mais para a diminuiçao desse mesmo efeito de estufa, e assim diminuir os potenciais riscos associados às mudanças climaticas.
Agora tudo tem que ser feito com medida! Nao vamos cortar a Amazonia para plantar cana de açucar para queima-la nos automoveis!
De uma maneira ou de outra teremos que reduzir o consumo, os norte-americanos particularmente, pois o consumo per capita é quase o dobro dos da Europa (que tao poco é um exemplar a nivel mundial)!
E o inicio do fim da era do petroleo, e do Império Americano!
Podemos comparar G. Bush a Pepi II no inicio do declinio da civilização Egipcia!

© Gonçalo Coelho