O SPA influencia directamente a nossa qualidade de vida. De que forma? Imaginemos duas pessoas que saem todos os dias para o trabalho, percorrendo exactamente o mesmo caminho que atravessa uma magnífica paisagem. Uma delas aprecia a paisagem permitindo que ela torne o seu dia mais agradável e positivo, é normalmente uma pessoa de bem com a vida, tranquila, afável; a outra não consegue apreciar a paisagem do caminho, é alguém facilmente irritável e geralmente sofre de ansiedade. Esta segunda pessoa sofre de SPA. Segundo as palavras de Augusto Cury, “O SPA é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”. Num dos seus recentes livros, o autor grita a dezenas de países, onde a sua obra já foi publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial ao bombardeá-la constantemente com novos estímulos de informação, principalmente através das TVs. Recomenda aos professores actividades como sentar em duplo círculo ou ouvir música (de preferência, música clássica) durante a aprendizagem. Com isso pretende que os actuais professores procurem incutir nos jovens o prazer pela aprendizagem.
Embora não me reconheça como um caso extremo, facilmente me reconheci como alguém que padece de SPA. Por isso resolvi pesquisar prontamente as soluções para este problema. Aqui vão as recomendações de Augusto Cury:
- “Gerenciar os pensamenetos e não deixar que a velocidade deles seja aumentada é um fator para controlarmos e evitarmos o estresse. Todo pensamento registrado não pode ser apagado, apenas pode ser redirecionado.”
- “...fazer micro relaxamentos, treinar desacelerar, insistir nisso mesmo que não se consiga e contemplar o belo para nos libertarmos do SPA.”
- “Represar o sentimento atrás da agressividade ou do intelecto adoecem muito, quem mora só e trabalha com informações lógicas tem que ter atividades de lazer e bons amigos para conversar, temos que perder o medo de falarmos de nós mesmos.”
Deixo aqui ainda a interessante definição de Qualidade de Vida que encontrei numa entrevista de Augusto Cury em http://www.rodobens.com/CONSORCIO/revista/67-2006/rv_radar.htm:
“Ter qualidade de vida é desenvolver as funções mais importantes da inteligência, tais como pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, trabalhar perdas e frustrações. É sonhar e lutar pelos sonhos. É investir naquilo que se ama. É fazer das coisas simples e anônimas um espetáculo aos nossos olhos. É se apaixonar por Deus, independente de uma religião, e se apaixonar pela humanidade.”
G.C.
6 comentários:
eu connheci a SPA quando li o livro de Augusto Cury, "Superando o Cárcere da emoçao". o conhecimento também é benéfico e traz mais qualidade de vida!
"descobri o que era SPA, após ler o livro você é insubstituivel (Augusto Cury), e acho que deveria ser um assunto mais comentado entre as pessoas, por que até ler esse livro eu não sabia da existência dessa sindrome, e agradeço por esse livro!
Eu conheci a SPA lendo o livro do Augusto Cury "pais brilhantes, professores fascinantes", e achei tão interessante que gostaria de fazer meu trabalho de curso (TC)sobre esse assunto, procurando pesquisar sobre as influências dessa sindrome em relação a educação.
Beijos Aléxia!!!
Assim como os outros também não conhecia a síndrome do "SPA",após ler o livro "Pais brilhantes Professores fascinantes" (Augusto Cury)foi que passei a conhecer a existência dessa síndrome.E também acho que esse assunto deveria ser mais comentado por todos,acho que sofro dessa síndrome,e agradeço a augusto cury por falar a respeito.
Sou professor pos-graduado em Psicopedagogia,as escola públicas e privadas estao no erro terrivel,contratanto pedagogos...por que não mudar essa filosofia e começarmos a contratar Psicopedagogos?nós trabalhamos com as prevençoes das dificuldades dos nossos queridos alunos...o qual jÁ estao infectados pelo mal SPA.
pois é...eu também conheci essa síndrome quando li um livro de Augusto Cury...e acho que também tenho essa síndrome...tenho um emaranhdo de pensamentos que correm na minha cbeça a uma velocidade impressionante, e passo para os pensamentos seguinbtes sem dar conclusão a nenhum! Acordo cansada e como se não tivesse dormido, parace que o meu cérebro dá a volta ao mundo durante a noite...e muitas vezes esssa síndrome é confundida com bipolaridade, e até euforia, porque estamos frequentemente em baixo por não conseguir descansar a cabeça, ou quando conseguimos (raramente), ganhamos nova energia...enfim...só queria conseguir um pouco de qualidade de vida, pois acho que não a tenho!
Enviar um comentário