13/10/2006

Prémio Nobel da Paz 2006: Comunicado do comité Nobel traduzido para Português

O Comité Nobel Norueguês decidiu premiar com o Prémio Nobel da Paz 2006, dividido em duas partes iguais, Muhammad Yunus e o Banco Grameen pelos seus esforços para criar desenvolvimento social e económico apartir de baixo. A paz duradoura não pode ser alcançada sem que grandes grupos populacionais encontrem formas nas quais possam libertar-se da pobreza. O Micro-Crédito é um desses meios. O desenvolvimento apartir de baixo também serve para avançar a democracia e os direitos humanos.

Muhammad Yunus mostrou ser um líder que conseguiu arranjar uma forma de traduzir visões em acção prática para o benefício de milhões de pessoas, não só no Bangladesh, como também em muitos outros países. Empréstimos a pessoas pobres sem qualquer garantia financeira parecia uma ideia impossível. De origens modestas três décadas atrás, Yunus desenvolveu, primeiro e antes de mais através do Grameen Bank, o micro-crédito num instrumento de luta contra a pobreza cada vez mais importante. O Grameen Bank tem sido uma origem de ideias e modelos para muitas instituições no campo do micro-crédito que floresceram em todo o mundo.

Todo e qualquer indivíduo na Terra tem tanto o potencial como o direito a viver uma vida decente. Através de culturas e civilizações, Yunus e o Grameen Bank demonstraram que até os mais pobres de entre os pobres podem trabalhar para conseguir o seu desenvolvimento.

O micro-crédito provou ser uma importante força libertadora em sociedades onde as mulheres em particular têm de lutar contra condições sociais e económicas repressivas. O crescimento económico e a democracia política não conseguem alcançar o seu potencial total a não ser que a metade feminina da humanidade participe numa escala equal à população masculina.

A visão de longo prazo de Yunus é eliminar a pobreza no mundo. Essa visão não pode ser realizada através do micro-crédito isoladamente. Porém, Muhammad Yunus e o Grameen Bank demonstraram que, nos esforços continuados para a alcançar, o micro-crédito tem de ter um papel preponderante.

Oslo, 13 Outubro de 2006


Comunicado em inglês: http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/2006/press.html

Professor Muhammad Yunus' Biography from Grameen Bank : http://www.grameen-info.org/agrameen/profile.php3?profile=1


Sem comentários:

© Gonçalo Coelho