18/07/2006

Conflito entre Israel e o Líbano - É tempo de fazer mais pelo desenvolvimento e pela paz no Médio Oriente


Estamos perante um sinal claríssimo do grau de alto perigo para a paz mundial que se encontra condensado na região do Médio Oriente. Durante algum tempo nos últimos anos, o mundo parecia ligar pouco aos conflitos do Médio Oriente que pareciam aparecer isoladamente como a Guerra do Golfo, o conflito Israelo-Palestino ou a invasão do Iraque. Porém, a sensação de perigo aumentou significativamente com este último ataque de Israel ao Líbano. O primeiro factor que desde logo chama a atenção é que Israel ataca o Líbano, com cerca de 200 civis Líbaneses mortos nos ataques, mas não foi o Líbano quem atacou Israel mas sim o Hezbollah (que nem atacou propriamente mas antes, raptou dois israelitas). Ora, o envolvimento do Irão e da Síria nos conflitos parece um passo mais próximo de se tornar mais efectivo o que poderia ter repercursões muito nefastas no contexto mundial.
O grande problema é que o mundo árabe não acredita nos grandes valores do ocidente para as nações: o crescimento económico, o desenvolvimento, o capitalismo. Uma grande parte do mundo árabe perdeu a esperança nesse caminho e o Ocidente não está a saber alimentar essa esperança. Pelo contrário, a cada passo o Ocidente dá um rude golpe no desenvolvimento do mundo árabe alimentando um novo conflito. É tempo de fazer mais e melhor pela paz e pelo desenvolvimento do mundo árabe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mensagem aos Políticos,

Senhores Políticos Se defendam...

Esse desgoverno Lulla veio destruir toda a classe política, além de anarquizar o povo Brasileiro, com o que foi descortinado nos últimos três anos pela sua incompetência, por sua conivência, pelo apoio dado à estruturação dos saques aos cofres públicos, da libertinagem, da implantação da anarquia ética, da inadimplência com a Varig, da dispensa de licitação em obras públicas, de ser o Chamichunga chefe, das promessas não cumpridas, da proteção aos corruptos companheiros, de não ter explicado ao povo toda corrupção de sua chefia, do apoio aos bandos, grupos e quadrilhas; MST, PCC, MLST, FARC, de transformar o Brasil em hotel de terroristas...Como vimos, a sua sede e ganância de assaltar os cofres públicos e se manter no poder, lhe custou a implosão moral dos PeTistas, desmoralizados pela corrupção, cuecagem e a sanguessugagem, o mesmo aconteceu com os outros partidos PTB, PMDB, PL, PP...,Que lhes dão sustentação corruptiva, propineira e apoio nas votações através da comissão, propina e mensalão em que lhe custará também à derrota nas próximas eleições de 2006. Essa é uma realidade e por trás de todas essas maracutaias, fica bem explicito uma tentativa de enganar o povo, fazendo com que o povo ache que os políticos não prestam, ao fortalecer a descrença nos políticos; Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federias, Governadores e Senadores, achava que com a classe política desmoralizada, facilitaria a implantação de sua ditadura civil. Estava redondamente enganado por mera falta de conhecimentos científicos (não freqüentou escolas) e até mesmo do empírico, em achar que o povo seria enganado por ele mais uma vez ( a 1ª vez foi o golpe eleitoral de 2002 - enganou e elegeu-se)..., Caro político faça uma auto análise, assim perceberá que você é uma vítima desse Corruptor, Propineiro, Cuequeiro, Terrorista-via Maranhão e Chamichunga Chefe, sr. Lulla da Silva. Veja que é hora de detonar com a farsa desse maior corruptor (utilizou o dinheiro público) da história Brasileira. Sugiro que não o apóie e peça aos seus eleitores que votem em qualquer outro candidato.
A minha mensagem baseia-se nos seguintes exemplos: Se há corrupto é porque há corruptor, Se há Deputados sanguessugas é porque há o Hospedeiro Lulla bombeia/alimenta o sanguessuga com o desvio do dinheiro público...É a mesma coisa que o ladrão e o receptador...

Só porque sou Brasileiro
Prof. Carlos Pinheiro.

*Grato Pelo Espaço.

© Gonçalo Coelho